2021 representou um marco na história do Mais Tradicional. No dia 24 de dezembro, John Textor foi anunciado como o novo acionista majoritário do Clube, que agora seria dirigido no modelo de Sociedade Anônima de Futebol (SAF). Em abril de 2022, esse acordo entrou em vigor, concedendo ao investidor 90% das ações do Botafogo enquanto o Clube Social continuou em posse dos outros 10%.
Com a meta de investir R$400 milhões nos três primeiros anos do projeto, a chegada da SAF fortaleceu a presença do Botafogo no mercado do futebol, sendo responsável pela compra do atleta mais caro da história do clube, o volante Patrick de Paula.
Em 4 janelas de transferência, o futebol recebeu um investimento de cerca de R$114 milhões. A equipe campeã da série B em 2021 foi 100% reformulada e o elenco recém montado terminou o Brasileirão de 2022 na 11ª colocação, garantindo a vaga para Copa Sul-Americana. No ano seguinte, o Glorioso foi um dos favoritos ao título do Campeonato Brasileiro e conquistou a vaga para a Copa Libertadores depois de 7 anos.
A reestruturação também atravessa toda parte administrativa do Clube, profissionalizando a rede de colaboradores, renegociando dívidas e ajustando acordos trabalhistas com o intuito de viabilizar um crescimento sustentável da instituição, colocando a Estrela Solitária no topo do cenário do futebol nacional.