NOTÍCIAS
Futebol > Base

DESENVOLVIMENTO INTEGRAL

12 SEP. 2023

Atletas do Sub-15 do Botafogo marcam presença na Bienal, maior evento literário do Brasil.

Na última terça-feira (5), a comissão técnica e todos os atletas da categoria Sub-15 do Botafogo tiveram a oportunidade de participar da 40ª edição da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, no Riocentro, na Barra da Tijuca. O evento tem como objetivo promover o contato com diversos livros nacionais e internacionais, além de fomentar os hábitos de leitura entre os jovens. 

Durante a tarde, os jogadores do Glorioso obtiveram explicações sobre a literatura brasileira e mundial, além de receberem presentes, como almanaques e histórias em quadrinhos. Os atletas também participaram da palestra "Mulheres e Humor" com a atriz Ingrid Guimarães, a comediante Marisa Orth e a influenciadora Pequena Lô. 

Tiano Gomes, Gerente de futebol da Base do Botafogo, destacou a importância do clube em contribuir com a formação dos atletas fora das quatro linhas e comentou da sensação de acompanhar a participação dos atletas nas atividades propostas.

"Estar proporcionando a oportunidade de participar da Bienal é um propósito do Botafogo. É um propósito, para nós, conseguir trazer toda a nossa categoria sub-15 na Bienal do Livro, marcando terreno em relação à formação integral do atleta. Nossa preocupação sempre é desenvolver da melhor forma possível os jogadores dentro de campo, na parte psicológica, na parte tática e técnica. Mas, hoje, é uma alegria muito grande trazê-los aqui, desenvolvê-los como seres humanos e mostrar para eles a realidade da vida. A quantidade de pessoas de diversas partes do país que tem aqui e o que a Bienal do Livro proporciona são fundamentais para que o desenvolvimento integral do atleta seja feito", afirmou. 

Maristela Eleutério, Coordenadora de Assistência Social do Botafogo, também ressaltou a necessidade de promover a educação entre os jogadores, contribuindo para o desenvolvimento de cada um, através da Bienal e do contato com outras culturas.

"É um evento muito importante aqui no Rio de Janeiro. No nosso entendimento, agregar conhecimento é sempre muito importante. A Bienal é somente o primeiro passo de muitos eventos que desejamos que os nossos atletas participem. Não só para adquirirem cultura de diversos países, mas para que eles tenham o entendimento do quanto a educação é importante. Além disso, espero que possamos deixar um legado para eles através da promoção de atividades como estas, colaborando para que eles possam ser bons atletas dentro e fora dos campos", finalizou Maristela.

Em roda de conversa promovida pela comissão técnica, os atletas compartilharam entre si as impressões sobre o evento. Arthur Novaes, camisa 8 do Glorioso, expressou a felicidade de conhecer a Bienal pela primeira vez e agradeceu o Botafogo pela oportunidade. 

"Minha primeira vez aqui na Bienal. Acho muito interessante e muito importante o modo como o Botafogo vem se preocupando e priorizando, além do lado do jogador de futebol, o lado do ser humano. Nós estarmos aqui simboliza, com certeza, o fato do clube se preocupar muito com a nossa formação como ser humano. Também é muito interessante essa experiência, culturalmente. Agradeço muito o Botafogo e com certeza eu vou guardar para sempre como um dia muito especial", comentou. 

O capitão da equipe Sub-15 do Botafogo, Pedro Paulo, também ressaltou as novas experiências que obteve ao participar do evento.

"Fico feliz de estar aqui e conhecer novos livros e cultura de outros países, não só do Brasil. Também tive contato com outros livros que eu nunca vi na minha vida, como Dom Quixote, que eu aprendi agora e acabei de ler. E é bom saber também que o Botafogo está me desenvolvendo não só como atleta, mas como ser humano também", disse.

CONFIRA NA ÍNTEGRA NA BOTAFOGO TV:

Sub-15 do Botafogo visita a Bienal do Livro 2023

Assessoria de Comunicação