#116AnosGloriosos

Luiz Felipe Carneiro de Miranda relembra fundação do Botafogo Football Club

Atualizado em 12-08-2020 às 17:00

A ideia da fundação do Botafogo Football Club, em 1904, nasceu numa aula de álgebra do Prof. Julio Noronha, para os alunos com cerca de quinze anos, no colégio Alfredo Gomes, quando Flavio da Silva Ramos passou a Emanuel de Almeida Sodré um bilhete que dizia: “O Itamar tem um clube de futebol que joga na Rua Martins Ferreira” (o melhor calçamento daqueles tempos), “vamos fundar outro no Largo dos Leões? Podemos falar aos Werneck, ao Arthur Cesar, ao Vicente, ao Jacques”.

Nesse ponto, passo a narrativa feita por Emanuel Sodré: “Esse bilhete foi interceptado pelo notável professor de matemática, General Julio Noronha, que nos advertiu não ser aquele momento propício a conversas, embora aplaudisse, de coração, as atividades esportivas. Esse foi o primeiro passo na vida do Glorioso e Flávio Ramos é, sem dúvida, a figura máxima daquele início”.


Emanuel Sodré

O grupo de fundadores reuniu-se, pela primeira vez, em 12 de agosto de 1904, em um velho casarão em ruínas pertencente ao Conselheiro Gonzaga, que fazia esquina da Rua Humaitá com o Largo dos Leões, bem em frente à estação de bondes (onde hoje é a Cobal). O casarão foi cedido aos nossos jovens esportistas por D.Chiquitota (Francisca Teixeira Leite), avó de Flávio, a verdadeira mãe do clube que nascia.


Seta no canto superior direito indicando o local de fundação do BFC no Largo dos Leões

Havia que se cobrar mensalidades e foram tirados os primeiros recibos, a título precário, em um talão de um clube extinto, presente de Alfredo Chaves, o “Eletro Club” que se havia dedicado ao pedestrianismo. E esse foi o nome adotado, inicialmente, até a segunda reunião, em 18 de setembro seguinte.

Os fundadores do Botafogo Football Club foram: Alvaro Werneck, Arthur Cesar de Andrade, Augusto Paranhos Fontenelle, Basilio Vianna Jr, Carlos Bastos Neto, Emanuel de Almeida Sodré, Eurico Viveiros de Castro, Flávio da Silva Ramos, Jacques Raimundo Ferreira da Silva, Lourival Costa, Octavio Werneck e Vicente Licinio Cardoso.

Dias depois de fundado, ao grupo de fundadores, somaram-se Lourival Camargo da Costa, Miguel Rafael de Pino, Mario de Figueiredo, Waldemar Bandeira, Mario Marques Lisboa , Itamar Tavares, Antonio Barroso e Alfredo Chaves.

A 18 de setembro de 1904, em nova assembleia, D.Chiquitota, a já citada avó de Flávio, perguntou aos meninos qual seria o nome do clube. Ao ouvir “Eletro”, retrucou: “Ora morando onde vocês moram, o clube se chamar Botafogo”. E assim foi feito.


D.Chiquitota, avó de Flávio Ramos

A diretoria eleita do BOTAFOGO FOOTBALL CLUB foi a seguinte: Presidente: Alfredo Guedes de Mello; Vice-Presidente: Itamar Tavares; Secretário: Mario Figueiredo; Tesoureiro: Alfredo Chaves.

O primeiro escudo do Botafogo, que prevaleceu, como sua marca, até a fusão com o Club de Regatas Botafogo em 1942, foi desenhado em nankin por Basilio Vianna, um dos fundadores, tinha o fundo branco, contornado em negro, com as iniciais BFC entrelaçadas, também em negro.


O primeiro escudo do BFC

Os primeiros uniformes do Botafogo Football Club foram desenhados pelo consagrado arquiteto Adolfo Morales de Los Rios e confeccionados na Inglaterra.

A primeira bandeira do clube, vista na foto abaixo, sob os troféus, com o presidente Souza Ribeiro, em 1908, foi bordada pelas irmãs de Edwin Elkin Hime Jr., vistas na foto da esquerda para a direita e no sentido horário, Ruth, May, Leah e Miriam, tendo ao centro sua mãe Ernestina.


A primeira bandeira, troféus e o Presidente Souza Ribeiro em 1908


As irmãs de Edwin Elkin Hime Jr, ladeando a mãe. Elas bordaram a primeira bandeira do BFC

No domingo, dia 2 de outubro de 1904, o Botafogo disputou seu primeiro jogo regular enfrentando o Football and Athletic Club, no campo deste, situado na Rua Hadock Lobo, esquina com Campos Sales, onde existia o Vélo Club. Vencida por 3×0, nossa equipe vestia camisas de malha branca e calções brancos, tendo atuado com: Flávio Ramos, Victor Faria e João Leal; Basilio Vianna, Octavio Werneck e Adhemaro Delamare; Norman Hime, Itamar Tavares, Alvaro Soares, Ricardo Rêgo e Carlos Bitencourt.

Os detalhes pitorescos dessa partida foram as meias cor de abóbora de Flávio Ramos e a atitude do Barão de Werneck, pai de Octavio e Alvaro, assistindo o jogo de guarda-sol aberto.

Em 1905, o Botafogo passou a contar com o seu primeiro campo de jogo na Rua Conde de Irajá, área graciosamente cedida pelo Barão de Werneck, onde hasteou sua primeira bandeira.

No campo da Conde de Irajá nossa equipe disputou e venceu inúmeros jogos amistosos, contra o Internacional, Petropolitano, Affitar, Colégio Militar e Athletic, sendo que a primeira vitória veio em 21 de maio, contra a equipe do Petropolitano F.C., por 1×0, gol de Flávio Ramos.

Assim transcorreu a fundação do Botafogo e os seus dois primeiros anos de vida.

Foram Presidentes do Botafogo Football Club (1904-1942):

Flávio da Silva Ramos (1904)
Alfredo Guedes de Melo (1904)
Waldemar Pereira da Cunha (1905)
Joaquim Antonio de Souza Ribeiro (1905 – 1907)
Edwin Elkin Hime Junior (1908)
Joaquim Antonio de Souza Ribeiro (1909-1910)
Alberto Cruz Santos (1911)
Joaquim Delamare (1912-1914)
Miguel de Pino Machado (1914)
Joaquim Antonio de Souza Ribeiro (1915-1916)
Miguel de Pino Machado (1917-1918)
Renato Pacheco (1919-1921)
Samuel de Oliveira (1922)
Paulo Antonio Azeredo (1923)
Gabriel Loureiro Bernardes (1923-1924)
Oldemar Murtinho (1925)
Paulo Antonio Azeredo (1926-1936)
Dark Bhering de Oliveira Mattos (1936)
Sergio Darcy (1937-1939)
João Lyra Filho (1940-1941)
Eduardo de Góes Trindade (1941)
Luiz de Paula e Silva (1941)
Benjamin de Almeida Sodré (1941)
Eduardo de Góes Trindade (1942)


Bandeira do Botafogo Football Club

Bibliografia: Oliveira Castro, Alceu Mendes de – “O Futebol no Botafogo de 1904 A 1950” – Gráfica Milone Ltda.

– Carneiro de Miranda, Luiz Felipe e Pepe, Braz – “Botafogo, o Glorioso: Uma História em Preto e Branco – 1996 – Edição dos Autores.

Por: Luiz Felipe Carneiro de Miranda
Grande Benemérito, Historiador e Curador do Centro de Memória do Botafogo de Futebol e Regatas.


Norsk Digital