CONHEÇA NOSSA CASA

Construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007, o Estádio Nilton Santos foi erguido pela prefeitura no antigo terreno da Rede Ferroviária Federal no bairro do Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio de Janeiro. No dia 30 de junho de 2007, o Botafogo venceu o Fluminense pelo placar de 2 x 1 na inauguração do lugar, que em breve se tornaria a casa da torcida alvinegra.

O sonho do Botafogo de ter seu próprio estádio virou realidade dois meses depois da vitória no clássico, em agosto de 2007, quando o clube venceu a licitação realizada pela prefeitura. Assim, o Glorioso passou a mandar seus jogos no local, além de administrá-lo e explorá-lo comercialmente. Em 2015, a pedido do Botafogo, o nome fantasia foi alterado de Estádio Olímpico João Havelangepara Estádio Olímpico Nilton Santos, em homenagem ao ídolo conhecido como Enciclopédia do Futebol, falecido em novembro de 2013, aos 88 anos. Em 2017, a nomenclatura foi oficializada. No mesmo ano, com o suporte da torcida mais apaixonada do mundo, as arquibancadas da nossa casa ganharam as cores alvinegras.

Em 2023, com a chegada da SAF, o Estádio passou por um intenso processo de melhorias de infraestrutura. Entre elas, a reforma dos camposprincipal e anexo para receber o gramado sintéticocom o certificado “FIFA QUALITY PRO”.O Botafogo buscou no mercado o que há de mais tecnológico, tornando o Nilton Santos referência nacional quando se trata do assunto.

Além dos dois campos de futebol de dimensões de 105 x 68m, o estádio conta com uma pista de atletismo, com nove raias no padrão standard da IAAFcertificadas pela World Athletics (Federação Internacional de Atletismo), dois setores para salto triplo e em distância, um para salto com vara, outro para salto em altura e uma pista de dardo. Há ainda no campo anexo uma pista de atletismo interna para aquecimento. O Estádio Nilton Santos atualmente tem capacidade para 45 mil pessoas edispõe de vagas pra mais de 2 mil carros.

A troca do gramado beneficiou o esporte, a administração do estádio e a comunidade ao entorno. Ainda em 2023, o Nilton Santos foi palco de 12 apresentações de artistas nacionais e internacionais que juntas representam um público de 730 mil pessoas. Desde sua inauguração, a região do Engenho de Dentro recebeu investimentos em infraestrutura, impulsionando a economia local e colaborando para tornar o bairro em um dos que mais cresce no subúrbio carioca.

COMO CHEGAR