Nossas Sedes

O Botafogo possui atualmente sete sedes espalhadas pelo Rio de Janeiro e Niterói (e está em construção o futuro Centro de Treinamento, localizado na zona oeste do Rio de Janeiro); nelas se dividem as atividades do clube: seus esportes, administração, jogos e eventos. Conheça o patrimônio do Botafogo:
general severiano
Construído em 1912 e inaugurado no ano seguinte, o campo de General Severiano teve como sua primeira
partida oficial o primeiro jogo do Campeonato Carioca de 1913, na qual o Botafogo venceu o Flamengo por
1 a 0.
Anos depois, em 1927, foi lançada a pedra fundamental do Palacete colonial (casarão) que foi inaugurado um ano depois, 1928, com uma semana de festividades. Um grande baile para a alta sociedade carioca, em 15 de dezembro do mesmo ano, encerrou as comemorações da inauguração da magnífica construção que mantêm sua estrutura arquitetônica original até hoje. O estádio em si foi inaugurado em 1938, com uma bela cerimônia, com terra de todos os estados enterradas no solo do gramado.
Em 1976, ao vender a sede para a Companhia Vale do Rio Doce, o clube deixou seu palacete rumo, inicialmente, ao Mourisco Pausteur, no qual ficou de 1977 a 1992, ano em que se transferiu para o Mourisco Mar. Apenas em maio de 1994, na gestão do presidente Carlos Augusto Montenegro, o Botafogo voltou ao palacete. À época o estádio já não mais existia.

A partir de 2004, a sede passou a abrigar com todo conforto e infraestrutura a equipe profissional do Botafogo. O centro de treinamento, que leva o nome do jornalista e técnico João Saldanha, concentra o alojamento do time principal e um completo espaço de treino com aparelhos modernos para o desenvolvimento ideal dos atletas. A estrutura possui um campo de grama natural, um campo de grama sintética, um moderno e amplo vestiário com escaninhos personalizados, sala de lazer com TV e jogos, refeitório exclusivo para os atletas e comissão técnica com cardápio elaborado pela nutricionista do clube, departamento médico e centro de recuperação, área para fisioterapia com banheiras de hidromassagem, piscinas para trabalho de recuperação e ofurô, além de sala de musculação e academia integradas para acompanhar todo o histórico dos jogadores, estatísticas e fisiologia. Neste CT, há também a moderna sala de imprensa Armando Nogueira considerada uma das mais funcionais e charmosas do futebol brasileiro.
O Complexo Sócio Esportivo Paulo Azeredo, em General Severiano, possui uma ampla estrutura de lazer com três piscinas (duas recreativas e uma semi olímpica), um ginásio poliesportivo, duas quadras, churrasqueira e uma nova sauna . No complexo treinam as equipes de vôlei, basquete e escolinhas de vários esportes, como natação, futsal e futebol society. Além de todos esses esportes, a sede concentra também a diretoria do clube, bem como sua parte administrativa.

Uma das mais novas atrações da sede é o restaurante Fogão Gastronômico, com cardápio temático e decoração totalmente alvinegra com fotos de alguns de seus principais ídolos. O restaurante funciona todo dia no sistema de self service e é aberto ao público.
Outra atração da sede é a Sala de Troféus do clube. Expostas para admiração dos torcedores, taças de todos os esportes mostram o espírito vencedor do clube. Estão disponíveis para visualização, também, fotos e documentos antigos do clube, uma seção especial em homenagem ao Nilton Santos (com fotos, prêmios, camisas antigas e outras relíquias do grande mestre) entre outras memórias que emocionam qualquer alvinegro de coração.
O Memorial dos Fundadores e o Túnel do Tempo deram uma nova cara à sede. Se o primeiro é um espaço que homenageia os 12 precursores da paixão alvinegra, o segundo faz ode à história gloriosa. Durante o percurso que liga a portaria ao complexo sócio-esportivo, há um rico acervo com imagens históricas dos principais ídolos alvinegros em ação. Também há narração de gols e cânticos da torcida, o que deixa o trajeto emocionante e nostálgico. A parte final do espaço é destinada exclusivamente aos Esportes Olímpicos, mostrando que "noutros esportes tua fibra está presente".
Do alto de um mastro de 22m, um grande pavilhão alvinegro com dimensões de 4x6m tremula no jardim do casarão histórico de General Severiano. O bandeirão pode ser visto de diversos pontos da cidade, o que reforça a grandeza do clube.
- Endereço: Av. Venceslau Brás, nº 72, Botafogo - Rio de Janeiro.
- Telefone: 21-2546-1988
- Whatsapp: 21-97939-0690
- Horário de Funcionamento:
- Casarão e Sala de Troféus: Temporariamente fechados por conta do início das obras do Museu Botafogo.
- Complexo Sócio Esportivo: Terça a Sábado, das 8hs às 22hs; Domingo, das 8hs às 20hs.
- Parque Aquático: Terça a domingo, das 8h às 20h.
- Saunas: Segunda a sexta, das 18h às 21h30; Sábado, das 9h às 21h; Domingos e feriados, das 9h às 18h30. (Segunda-feira, exceto a sauna, o Complexo Sócio Esportivo não funciona).
Mourisco Mar
Situado entre cartões postais da Cidade Maravilhosa, como a enseada de Botafogo, a Baía de Guanabara e o
Pão de Açúcar, o Mourisco Mar é a sede de esportes aquáticos do Botafogo. O local conta com uma piscina
olímpica, na qual treinam as vitoriosas equipes de natação e pólo aquático do clube, esta última
apontada como a melhor do Brasil em 2009.
Inaugurado em 1969, o Complexo Esportivo Mourisco Mar é um dos mais tradicionais do Brasil na prática dos esportes aquáticos. Realizou inúmeras competições de natação, pólo aquático e nado sincronizado, nos quais o Botafogo foi campeão Estadual e Brasileiro em diversas ocasiões. Faz parte da história do complexo a revelação de grandes talentos, que até hoje integram a Seleção Brasileira nos campeonatos internacionais.
Entre 1992 e 1994, período em que General Severiano esteve em obras, o Mourisco também abrigou a administração do Botafogo. Estabelecido na Avenida Repórter Nestor Moreira s/n, na Enseada de Botafogo, o acesso é fácil de metrô, ônibus e carro, tendo disponível um estacionamento privativo no parqueamento da sede

Nas instalações, que visam atender a formação de novos atletas e o treinamento das equipes de natação e pólo aquático, há uma estrutura que conta com uma piscina olímpica (25m/50m) aquecida e uma arquibancada coberta capaz de receber 1.200 pessoas.
Na parte interna, uma sala para as alas médica e nutricional, uma sala de palestras, conferências e exibição de vídeos com capacidade para 50 pessoas (com o objetivo de correção e aperfeiçoamento da bio-mecânica dos atletas), sala destinada à fisiologia, salas de musculação e sala para técnicos e professores Há também vestiários masculinos e femininos, dotados de rouparia, armários, sanitários e chuveiros.
Entre atletas, sócios, não-sócios, iniciantes e masters há uma freqüência média de 980 pessoas por dia no Complexo. Há também atividades com estudantes de escolas particulares e públicas, o que realça o elevado significado sócio-esportivo para a comunidade do bairro e adjacências.
- Endereço: Av. Repórter Nestor Moreira, s/n, Botafogo, Rio de Janeiro.
- Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta das 6hs às 20hs; Sábado e Domingo a sede abre somente para atletas; Horário de acordo com a programação de treinamentos.
- (A SEDE ENCONTRA-SE TEPORARIAMENTE FECHADA PARA REFORMAS)
sacopã
Localizada em local privilegiado
do Rio de Janeiro, a sede náutica do Botafogo fica na Lagoa Rodrigo de
Freitas, ponto turístico da cidade, na Av. Epitácio Pessoa, 1.561.
É no local que treina a equipe de remo do Botafogo e funciona a escolinha do esporte. A estrutura dispõe de sala de massagem e fisioterapia, sala para a comissão técnica, salão de ginástica com academia e aparelhos de musculação, garagem para 50 barcos de competição, tanque de treinamento para até oito remadores, vestiários masculino e feminino, carpintaria para manutenção dos barcos, alem de duas rampas de acesso à lagoa. Os remadores do Botafogo treinam na raia da Lagoa Rodrigo de Freitas.
A estrutura conta também com cinco
quartos individuais para atletas e um alojamento comum para até 10
remadores, além de copa e cozinha, uma secretaria e um salão de festas.
A equipe de Remo do Botafogo de Futebol e Regatas conta com 80 atletas federados; a pré-equipe tem cerca de 30 remadores e a escolinha, considerada a melhor da modalidade, é a maior formadora de atletas de Remo do Brasil. Atualmente a escola conta com mais de 300 alunos nas mais variadas idades.
- Telefone/Whatsapp: (21) 97214-0868
- Secretaria: segunda a sexta das 6h às 18h. Sábado das 7h às 11hs. No domingo a secretaria não funciona.
- Escolinhas: segunda a sexta das 5h30 às 10h30. No período da tarde das 16hs às 18hs. Sábado o horário é das 6h30 às 10:30hs. No domingo as escolinhas não funcionam.
- Em dias de Regatas o horário é de acordo com a programação da competição.
Caio Martins
Inaugurado em 20 de julho de 1941 pelo governo do estado, o Estádio Caio Martins, em Niterói, está
atualmente sob concessão ao Botafogo. Por um longo período, o estádio foi um dos grandes trunfos do time
alvinegro nos campeonatos Estadual e Brasileiro. Ali, o Botafogo conquistou vitórias expressivas, entre
elas resultados que levaram à conquista do Campeonato Brasileiro de 1995.
No ano de 2003, o estádio foi reformado e sua capacidade aumentada para 15 mil pessoas, com a construção de arquibancadas de concreto e instalação de arquibancadas tubulares, além de cadeiras Vips e camarotes. No "caldeirão", apelido que recebeu da torcida botafoguense após a reforma, o Botafogo voltou à Série A do Campeonato Brasileiro no próprio ano de 2003.
Sede Campestre de Jacarepaguá
A grandeza do Botafogo é sempre alimentada todos os dias, com provas de amor que muito orgulha o
torcedor. É como a história de Therezinha da Costa Pereira Nadruz, conhecida como Dona Therezinha.
Botafoguense de coração, antes de falecer atendeu a um antigo pedido de seu pai e colocou no testamento
a doação ao clube de sua casa, um patrimônio de rara beleza, arborizado e em local privilegiado no
bairro Freguesia (Jacarepaguá), na zona oeste.
Bucólica
e rústica, a Sede Campestre de Jacarepaguá - situada na Rua Firmino do Amaral, 104 - é um
convite ao sossêgo em meio à conhecida efervescência do Rio de Janeiro. Construída em 1978, possui
terreno de cerca de 35 mil metros quadrados, incluindo um casarão com 8 quartos e ampla área de
circulação, além de jardins, espaçoso quintal, piscina, churrasqueira, sala de jogos, chafariz e uma
charmosíssima capela. A Sede Campestre preserva a estrutura original da casa e tem vocação para a
sustentabilidade, com rica
diversidade de flora, carinhosamente cultivada pelos funcionários todos os dias.
Atualmente, o espaço é utilizado para locações especiais (filmagens) e estão sendo realizadas melhorias para que a área externa da casa passe a ser alugada ao associado do clube, que poderá promover pequenos eventos, limitados a 200 pessoas.



Para mais informações, manter contato com a equipe da Mansão Botafogo no telefone/Whatsapp: 21 97718-3763
ESTÁDIO NILTON SANTOS
Construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007, o Estádio Nilton Santos foi erguido pela prefeitura no
antigo terreno da Rede Ferroviária Federal, na Rua José dos Reis, no bairro do Engenho de Dentro, Zona
Norte do Rio de Janeiro. Inaugurado no dia 30 de junho de 2007, com a vitória do Botafogo por 2 a 1
sobre o Fluminense, o estádio é considerado o mais moderno da América Latina e o quinto mais moderno do
mundo.
O sonho do Botafogo de ter seu próprio estádio virou realidade em agosto de 2007, quando o clube venceu a licitação realizada pela prefeitura. O clube, então, passou a mandar seus jogos no local, além de administrá-lo e explorá-lo comercialmente. Em 2015, a pedido do Botafogo, o nome fantasia foi alterado para Estádio Nilton Santos, em homenagem ao ídolo conhecido como Enciclopédia do Futebol. Em 2017, virou nome oficial.
Além do campo
de futebol com grama natural, de dimensões de 105 x 68m, o estádio conta com uma pista de
atletismo, com nove raias no padrão standard da IAAF, dois setores para salto triplo e em distância, um
para salto com vara, outro para salto em altura e uma pista de dardo. Há ainda um campo anexo destinado
a treinamentos e uma pista de atletismo interna para aquecimento. O Estádio Nilton Santos atualmente tem
capacidade para 46 mil pessoas e foi o principal equipamento dos Jogos Olímpicos de 2016.
Em 2017, nossa casa ganha as cores alvinegras, fortalecendo o vínculo com a torcida e aumentando o orgulho dos botafoguenses.