Esportes de Praia

Existente desde Outubro de 1999, o Departamento de Esportes de Praia representa as cores do Botafogo em várias modalidades e categorias, com resultados expressivos colhidos ao longo dos anos. Além de preparar atletas para competições de alto nível, o departamento prima, sobretudo, pelo aspecto sócio-educativo, ao trazer crianças, jovens e adolescentes de comunidades menos favorecidas para o esporte e orientando-os em atividades culturais e de lazer.

O Departamento de Esportes de Praia é o departamento mais exposto do clube, tendo em vista que os treinamentos e jogos são feitos, em sua esmagadora maioria, nas orlas das praias do Estado e do País. Tamanha exposição fez com que nos adaptássemos e este controle transformou-se em um trabalho de "excelência" quanto à postura e organização dos profissionais e atletas envolvidos. Este é um dos fatores que nos fazem ser convidados para inúmeros eventos, programas televisivos e a conceder matérias nas mídias impressa, virtual e rádio, além de nos relacionar como o um dos departamentos que mais atendem à mídia no clube. A primeira conquista do Botafogo nos esportes de praia aconteceu em 04 de abril de 1965. Ao derrotar o Torino, o alvinegro sagrou-se campeão do Campeonato Carioca de Futebol de Praia, pela categoria Juvenil. Logo depois, em 27 de Junho de 1965, o clube conquistou a série "Rafael de Almeida Magalhães", também na categoria Juvenil.

Antônio Franco de Oliveira, o "Neném Prancha", ex-jogador de futebol de praia, é tido como um dos grandes responsáveis por todo sucesso e manutenção do departamento. Vindo de Resende, chegou ao Botafogo F.R. em 1943 e trabalhou como roupeiro no departamento de atletismo até chegar a técnico da divisão juvenil de futebol. Na praia, formou seu time nas areias de Copacabana, na qual acumulou títulos e revelou craques para o Botafogo. Apesar de ter falecido em 1976, vítima de um enfarte, "Neném Prancha", legou ao clube sua vitoriosa história de sucesso na praia, qual incentivou o clube da Estrela Solitária a valorizar sua história em todas as modalidades esportivas. Criador de frases sobre o futebol, "Neném Prancha" ficou conhecido como o Filósofo do Futebol Brasileiro, afirmando que "o pênalti é tão importante que deveria ser batido pelo presidente do clube"... entre outras.

O Departamento de Esportes de Praia localiza-se na sede Mourisco-Mar e abrange as seguintes modalidades esportivas:

Futebol
Beach Soccer (masculino e feminino)
Futebol de Onze (masculino e feminino)
Beach Society (masculino e feminino)
Categorias: Mirim, Infantil, Juvenil, Aspirante, Feminino e Amador (Masculino Adulto)
Futebol Americano
Flackle (masculino e feminino)
Flag 5x5 (masculino e feminino)
Flag 7x7 (masculino e feminino)
Categoria: Adulto
Vôlei de Praia
Dupla (Masculino e Feminino)
Quarteto (Masculino e Feminino)
Categorias: Infantil e Juvenil

A primeira conquista do Botafogo nos esportes de praia foi em 4 de abril de 1965. Ao derrotar o Torino, o Alvinegro sagrou-se campeão do campeonato carioca de futebol de praia, na categoria juvenil. Logo depois, em 27 de junho de 1965, o clube conquistou a série "Rafael de Almeida Magalhães", também na categoria juvenil.

08 de junho de 1966 = Campeão de futebol de praia na categoria juvenil.

25 de agosto de 1966 = Campeão do torneio quadrangular noturno de futebol de praia.


Norsk