notícia

Campeonato Brasileiro Sub-17

Em 1º desafio de 2020, Fogão estreia contra o Palmeiras na quarta, ás 16h, no Allianz Parque
Atualizado em 09-03-2020, 19:20

A temporada 2020 vai começar oficialmente para a garotada Sub-17 do Glorioso e o primeiro desafio que se apresenta já é de alto nível! Na próxima quarta-feira (11/03), ás 16h, o Fogão inicia a sua jornada no Brasileirão da categoria em um duelo contra o Palmeiras, no Alianz Parque, em São Paulo. A partida terá transmissão ao vivo no canal SporTV.  

Confiante no trabalho realizado pela equipe durante a pré-temporada, o técnico alvinegro Thiago Aprigio projetou o confronto de estreia contra o time paulista e relembrou um momento marcante na preparação da equipe: o duelo contra o Boavista no evento de apresentação do atleta Keisuke Honda, que terminou com uma vitória por 3 a 0 e muitos aplausos dos 10 mil alvinegros presentes.

- Bom, esse ano a gente teve um contexto um pouco diferente do que em anos anteriores. Acredito que seja até inédito porque o primeiro jogo oficial vai ser em uma competição nacional e não estadual. Isso implicou na nossa preparação para que a gente pudesse elevar o nosso nível competitivo no dia a dia e nos testes que fizemos. Tivemos também a oportunidade de fazer um amistoso contra Boavista no Nilton Santos e acreditamos que aquele ambiente nos proporcionou alguns aspectos que, sem dúvidas, vão nos ajudar nessa competição com um cenário de torcida, transmissão e toda a repercussão de um evento tão importante para o Clube. Então, vejo que a nossa equipe chega muito forte e com uma margem de crescimento muito grande. A gente vai ter um bom desafio lá em São Paulo contra o Palmeiras e estamos muito confiantes. - falou o comandante.

O CRÉDITO DA FOTO É OBRIGATÓRIO: Vítor Silva/Botafogo

O Campeonato Brasileiro Sub-17 tem um formato peculiar, mas que se assemelha em alguns pontos com o profissional. O torneio contará com 20 clubes, que serão divididos em dois grupos de dez na primeira fase, onde os times se enfrentarão em turno único. Os quatro primeiros colocados de cada chave avançarão rumo às quartas de final. A partir daí, os duelos passam a ser mata-mata em jogos de ida e volta até a grande final.

- De fato nós temos uma equipe muito nova, com mais de 60% do elenco formado por jogadores do ano de 2004 (1º ano de juvenil). Em contrapartida são jogadores que já possuem uma vivência grande de Seleção Brasileira e também por terem vivido situações decisivas que deram a eles um corpo competitivo dentro do Botafogo. Sabemos que o Campeonato Brasileiro nesse formato se aproxima um pouco da realidade do futebol profissional como, por exemplo, atuar em grandes estádios, rotina de viagens e concentrações. E tudo isso ajuda a elevar o processo de formação dos nossos jovens. - explicou o treinador.

No comando de uma equipe com jovens atletas que possuem projeção dentro do Alvinegro e que mostraram um futebol bastante qualificado no amistoso contra o Boavista no Niltão, o técnico elucidou um pouco do trabalho feito para desenvolver o potencial coletivo e também individual de cada um.

- Acredito que temos jogadores com uma característica e uma capacidade ofensiva muito forte, algo que é muito enraizado neles. Então, o nosso papel enquanto comissão técnica é exatamente potencializar as virtudes do time. É uma equipe que tem um terço final com jogadores que buscam o gol o tempo inteiro. Sendo assim, queremos que isso seja um ponto forte. Que ao invés de controlar o jogo apenas com a posse, a gente consiga controlar o duelo finalizado e buscando o gol a todo tempo. Que a gente tenha uma capacipadade de recuperar a bola já dentro do campo adversário, tentando sufocar o mais próximo possível da área deles. - descreveu Thiago.

ATLETAS RELACIONADOS PARA A ESTREIA CONTRA O PALMEIRAS:

Goleiros:
Pedro Heinz e Davi
Laterais: Jorge, Lucas e Ramon
Zagueiros: Correia, Felipe e Vinicius Poz
Volantes: Kauê, João Vitor Fubá e Paulo Henrique
Meias/Atacantes: Hugo, Leoni, Renan, Gilwagner, Guilherme Smith, Matheus Nascimento e Rhenzo.
 
JOGOS DO ALVINEGRO NAS QUATRO PRIMEIRAS RODADAS DO BRASILEIRÃO SUB-17:

1ª rodada: 11/03 - Palmeiras x BOTAFOGO - Allianz Parque
2ª rodada: 18/03 - BOTAFOGO x Atlético-MG - CEFAT
3ª rodada: 22/03 - Grêmio x BOTAFOGO - Estádio Airton Ferreira da Silva
4ª rodada: 25/03 - BOTAFOGO x América-MG - CEFAT

Fabio de Paula