notícia

Mais alto aprendizado

Treinador do Sub-20 alvinegro, Marcos Soares conclui o curso de Licença PRO da CBF
Atualizado em 23-12-2019, 19:20

Sempre evoluir! Esse é o espírito que toma conta dos profissionais alvinegros. Movido por essa metodologia comum dentro das categorias de base do Fogão, o treinador da equipe Sub-20 do Botafogo Marcos Soares finalizou, na última semana, o curso de Licença PRO da Confereção Brasileira da Futebol, a que possui o grau mais alto do futebol brasileiro.

Sem título

O comandante alvinegro esteve presente na Granja Comary, entre os dias 09 e 18 de dezembro, e dividiu experiências em sala de aula com grandes nomes do futebol brasileiro como: Tite, Mano Menezes, Renato Gaúcho, Dorival Júnior e muitos outros. A carga horária do curso foi de 370 horas, com uma grade curricular completa de temas relevants de futebol, que vão desde a gestão técnica, financeira, passam pelo marketing, análise de desempenho, aspectos culturais do futebol local, gestão de crise, psicologia do esporte e muito mais.  

Sem título

- Concluir o curso e obter a licença máxima que a CBF proporciona, que é a Licença PRO, ao lado de grandes treinadores do utebol brasileiro, foi realmente uma experiência sensacional. A troca de conhecimentos e de vivências foi muito importante, isso sem contar com o aprendizado natural das diversas disciplinas que a gente teve. Então, não tenho dúvidas em afirmar que eu saio melhor do que eu entrei. Agora é continuar consciente de que jamais saberemos tudo e que estamos sempre em aprendizado. A cada ano a gente tem que estar melhor preparado para as dificuldades do futebol, buscando superá-las sempre. Quero continuar estudando e evoluindo sempre para proporcionar o melhor trabalho possível aqui no Botafogo. - contou Marcos. 

Sem título

De olho na próxima temporada da equipe de juniores do Glorioso, que se encontra em preparação acelerada para Copinha com início já nos primeiros dias do ano, o técnico fez uma avaliação positiva do ano de 2019 e espara mais para 2020. 

- Considero o ano de 2019, apesar de termos enfrentado bastante dificuldades, bastante positivo. Conseguimos ter uma relação muito legal de trabalho entre a base e o futebol profissional. Com alguns meninos, com quem trabalhei durante o ano, subindo e sendo importantes no fim da temporada. E a expectativa para 2020 é exatamente essa, seguir contribuindo com a formação desses jovens talentos para a equipe principal. Me orgulho muito de poder participar desse processo. - pontuou o treinador.

Fabio de Paula