notícia

Sorrisos saudáveis

Em parceria com a faculdade de odontologia da UFRJ, Botafogo promove ações para jovens atletas da base
Atualizado em 20-09-2019, 11:20

Sorrir é importante para todos, mas para a garotada das categorias de base do Botafogo esse sorrisso é muito mais significativo! Em iniciativa que comtempla a metodologia alvinegra de formação integral de seus jovens atletas, o Botafogo, em parceria com a faculdade de odontologia da UFRJ e o apoio do departamento odontológico do clube, tem promovido encontros mensais onde os meninos das categorias Sub-11 e Sub-12 aprendem sobre a relevância da saúde bucal no esporte desde cedo.

Sem título

Através do diretor geral da base Manoel Renha e do gerente Tiano Gomes, o Glorioso abriu as portas de Caio Martins em prol do bem-estar e da educação odontológica de seus jovens. Coordenador do projeto de extensão "Saúde Bucal no Esporte" e coordenador da disciplina "Odontologia no Esporte" na Faculdade de Odontologia da UFRJ, o professor Tiago Braga é quem comanda as ações. Ele explicou um pouco sobre o projeto aplicado na base alvinegra e destacou a importãncia da receptividade por parte do clube.

- A Odontologia do Esporte foi reconhecida como especialidade odontológica há apenas 4 anos e a Faculdade de Odontologia da UFRJ entendendo a necessidade da formação de um profissional com novo perfil, vinculou essa especialidade ao seu currículo como disciplina eletiva e projeto de extensão. O projeto de extensão ‘Saúde Bucal no Esporte’ tem como principal objetivo transmitir a importância da promoção de saúde bucal a atletas. Recentemente, o Botafogo, por meio do seu diretor de base, Sr. Manoel Renha, entrou em contato conosco demonstrando o interesse de o clube poder contar com as ações do projeto para os jovens atletas de futebol das categorias de base. Nesse contexto, em consonância com o departamento odontológico do clube, começamos a realizar encontros mensais com os atletas das categorias Sub-11 e 12, nos quais esses meninos são contemplado com nossas atividades de promoção de saúde bucal. - detalhou.

Sem título

Iniciado em agosto, o projeto tem um cronograma de quatro até seis encontros que acontecerão sempre uma vez por mês. Com um conteúdo dinâmico, interativo e, principalmente, gerando muitos sorrisos por Caio Martins, a garotada alvinegra se diverte aprendendo tudo o que é relevante sobre o tema e, com certeza, carregam para si aprendizados que os ajudarão durante toda a carreira de atleta.

- Nos encontros, realizamos atividades dinâmicas, educativas e interativas de orientação de higiene e prática supervisionada de higiene oral. Abordamos ainda temas de interesse dos atletas, tais como: a saúde bucal e sua importância no desempenho esportivo; a escolha dos alimentos considerando a quantidade de açúcar presente e sua qualidade nutricional; o processo de desenvolvimento da doença cárie e os cuidados que devem ter para evitá-la; além de orientação sobre o que fazer em caso de avulsão dentária (quando o dente sai inteiro da boca). Os jovens atletas foram bastante receptivos, participativos e mostraram-se empenhados em realizar corretamente os cuidados de higiene oral. - explicou Tiago. 

Sem título

- A relevância de um projeto de promoção de saúde bucal para atletas é evidente quando a literatura odontológica é consultada e observa-se a alta prevalência de problemas na cavidade bucal nesse grupo específico, tais como: lesões de cárie não tratadas, fratura ou perda de dentes, doença periodontal, etc. A presença de doenças na boca de atletas pode, invariavelmente, levar à queda do seu desempenho. Assim, as ações realizadas no projeto procuram desenvolver competência e estímulo aos jovens atletas para a prática do cuidado com a sua saúde bucal. O jovem saudável será o adulto saudável. Nesse contexto, essa relação social de impacto entre a Universidade e o clube, demonstra, mais uma vez, a preocupação e o pioneirismo do Botafogo em relação à saúde bucal dos seus atletas, visto que é um dos poucos clubes de futebol no Brasil que apresenta em seu organograma um departamento odontológico que oferece suporte especializado aos seus atletas. - concluiu o professor.

Sem título

Fabio de Paula