nosso patrimônio

Sedes

O Botafogo possui atualmente seis sedes espalhadas pelo Rio de Janeiro e Niterói; nelas se dividem as atividades do clube: seus esportes, administração, jogos e eventos. Conheça o patrimônio do Botafogo:

general severiano

Construído em 1912 e inaugurado no ano seguinte, o campo de General Severiano teve como sua primeira partida oficial o primeiro jogo do Campeonato Carioca de 1913, na qual o Botafogo venceu o Flamengo por 1 a 0.

Anos depois, em 1927, foi lançada a pedra fundamental do Palacete colonial (casarão) que foi inaugurado um ano depois, 1928, com uma semana de festividades. Um grande baile para a alta sociedade carioca, em 15 de dezembro do mesmo ano, encerrou as comemorações da inauguração da magnífica construção que mantêm sua estrutura arquitetônica original até hoje. O estádio em si foi inaugurado em 1938, com uma bela cerimônia, com terra de todos os estados enterradas no solo do gramado.

Em 1976, ao vender a sede para a Companhia Vale do Rio Doce, o clube deixou seu palacete rumo, inicialmente, ao Mourisco Pausteur, no qual ficou de 1977 a 1992, ano em que se transferiu para o Mourisco Mar. Apenas em maio de 1994, na gestão do presidente Carlos Augusto Montenegro, o Botafogo voltou ao palacete. À época o estádio já não mais existia.

Desde 2004, a sede abriga com todo conforto e infraestrutura a equipe profissional do Botafogo. O centro de treinamento, que leva o nome do jornalista e técnico João Saldanha, concentra o alojamento do time principal e um completo espaço de treino com aparelhos modernos para o desenvolvimento ideal dos atletas. A estrutura possui um campo de grama natural, um campo de grama sintética, um moderno e amplo vestiário com escaninhos personalizados, sala de lazer com TV e jogos, refeitório exclusivo para os atletas e comissão técnica com cardápio elaborado pela nutricionista do clube, departamento médico e centro de recuperação, área para fisioterapia com banheiras de hidromassagem, piscinas para trabalho de recuperação e ofurô, além de sala de musculação e academia integradas ao software Sector que acompanha todo o histórico dos jogadores, estatísticas e fisiologia. Neste CT, há também a moderna sala de imprensa Armando Nogueira/Tempo Real, considerada uma das mais funcionais e charmosas do futebol brasileiro.

O Complexo Sócio Esportivo Paulo Azeredo, em General Severiano, possui uma ampla estrutura de lazer com três piscinas (duas recreativas e uma semi olímpica), um ginásio poliesportivo, duas quadras, churrasqueira e uma nova sauna . No complexo treinam as equipes de vôlei, basquete e escolinhas de vários esportes, como natação, futsal e futebol society. Além de todos esses esportes, a sede concentra também a diretoria do clube, bem como sua parte administrativa.

Uma das mais novas atrações da sede é o restaurante Fogão Gastronômico, com cardápio temático e decoração totalmente alvinegra com fotos de alguns de seus principais ídolos. O restaurante funciona todo dia no sistema de self service e é aberto ao público.

Outra atração da sede é a Sala de Troféus do clube. Expostas para admiração dos torcedores, taças de todos os esportes mostram o espírito vencedor do clube. Estão disponíveis para visualização, também, fotos e documentos antigos do clube, uma seção especial em homenagem ao Nilton Santos (com fotos, prêmios, camisas antigas e outras relíquias do grande mestre) entre outras memórias que emocionam qualquer alvinegro de coração.

O Memorial dos Fundadores e o Túnel do Tempo deram uma nova cara à sede. Se o primeiro é um espaço que homenageia os 12 precursores da paixão alvinegra, o segundo faz ode à história gloriosa. Durante o percurso que liga a portaria ao complexo sócio-esportivo, há um rico acervo com imagens históricas dos principais ídolos alvinegros em ação. Também há narração de gols e cânticos da torcida, o que deixa o trajeto emocionante e nostálgico. A parte final do espaço é destinada exclusivamente aos Esportes Olímpicos, mostrando que "noutros esportes tua fibra está presente".

Do alto de um mastro de 22m, um grande pavilhão alvinegro com dimensões de 4x6m tremula no jardim do casarão histórico de General Severiano. O bandeirão pode ser visto de diversos pontos da cidade, o que reforça a grandeza do clube.

A nova Loja Oficial é outra grande atração de General Severiano. Robusta, com 200 metros quadrados de área e em posição privilegiada, a loja oferece todo o conforto para o seu torcedor, que têm à disposição uma extensa linha de produtos oficiais licenciados. Há também um charmoso espaço reservado para exposições temporárias, decorado fotos e grandes ídolos que escreveram seus nomes na história do clube.

Endereço: Av. Venceslau Brás, n72, Botafogo - Rio de Janeiro.

Telefone: 2546-1994

Horário de Funcionamento:
Casarão e Sala de Troféus: Terça a Sexta das 9hs às 17hs
Loja Oficial do Botafogo: Segunda a Sexta das 8hs às 20hs; Sábado 9hs às 18hs; Domingo e Feriado: 10hs às 16hs.
Complexo Sócio Esportivo: Terça a Sábado das 8hs às 22hs; Domingo das 8hs às 19hs. Segunda-feira o clube não funciona.

Mourisco Mar

Situado entre cartões postais da Cidade Maravilhosa, como a enseada de Botafogo, a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar, o Mourisco Mar é a sede de esportes aquáticos do Botafogo. O local conta com uma piscina olímpica, na qual treinam as vitoriosas equipes de natação e pólo aquático do clube, esta última apontada como a melhor do Brasil em 2009.

Inaugurado em 1969, o Complexo Esportivo Mourisco Mar é um dos mais tradicionais do Brasil na prática dos esportes aquáticos. Realizou inúmeras competições de natação, pólo aquático e nado sincronizado, nos quais o Botafogo foi campeão Estadual e Brasileiro em diversas ocasiões. Faz parte da história do complexo a revelação de grandes talentos, que até hoje integram a Seleção Brasileira nos campeonatos internacionais.

Entre 1992 e 1994, período em que General Severiano esteve em obras, o Mourisco também abrigou a administração do Botafogo. Estabelecido na Avenida Repórter Nestor Moreira s/n, na Enseada de Botafogo, o acesso é fácil de metrô, ônibus e carro, tendo disponível um estacionamento privativo no parqueamento da sede

Nas instalações, que visam atender a formação de novos atletas e o treinamento das equipes de natação e pólo aquático, há uma estrutura que conta com uma piscina olímpica (25m/50m) aquecida e uma arquibancada coberta capaz de receber 1.200 pessoas.

Na parte interna, uma sala para as alas médica e nutricional, uma sala de palestras, conferências e exibição de vídeos com capacidade para 50 pessoas (com o objetivo de correção e aperfeiçoamento da bio-mecânica dos atletas), sala destinada à fisiologia, salas de musculação e sala para técnicos e professores Há também vestiários masculinos e femininos, dotados de rouparia, armários, sanitários e chuveiros.

Entre atletas, sócios, não-sócios, iniciantes e masters há uma freqüência média de 980 pessoas por dia no Complexo. Há também atividades com estudantes de escolas particulares e públicas, o que realça o elevado significado sócio-esportivo para a comunidade do bairro e adjacências.

Endereço: Av. Repórter Nestor Moreira, s/n, Botafogo, Rio de Janeiro.

Telefone: 2295 - 3247

Horário de Funcionamento:
Segunda à Sexta das 6hs às 20hs;
Sábado e Domingo a sede abre somente para atletas;
horário de acordo com a programação de treinamentos.

sacopã

Localizada em local privilegiado do Rio de Janeiro, a sede náutica do Botafogo fica na Lagoa Rodrigo de Freitas, ponto turístico da cidade, na Av. Epitácio Pessoa, 1.561.

É no local que treina a equipe de remo do Botafogo e funciona a escolinha do esporte. A estrutura dispõe de sala de massagem e fisioterapia, sala para a comissão técnica, salão de ginástica com academia e aparelhos de musculação, garagem para 50 barcos de competição, tanque de treinamento para até oito remadores, vestiários masculino e feminino, carpintaria para manutenção dos barcos, alem de duas rampas de acesso à lagoa. Os remadores do Botafogo treinam na raia da Lagoa Rodrigo de Freitas.

A estrutura conta também com cinco quartos individuais para atletas e um alojamento comum para até 10 remadores, além de copa e cozinha, uma secretaria e um salão de festas.

A equipe de Remo do Botafogo de Futebol e Regatas conta com 80 atletas federados; a pré-equipe tem cerca de 30 remadores e a escolinha, considerada a melhor da modalidade, é a maior formadora de atletas de Remo do Brasil. Atualmente a escola conta com mais de 300 alunos nas mais variadas idades.

Endereço: Avenida Epitácio Pessoa, 1.561. Lagoa, Rio de Janeiro.

Telefone: 2226 - 6672

Horário de Funcionamento:
Secretaria: Segunda à Sexta de 6h30 às 11h30; no período da tarde é de 14h30 às 20hs. Sábado de 7h30 às 10hs. No domingo a secretaria não funciona.
Escolinhas: Segunda à Sexta das 5h30 às 10h30. No período da tarde de 15hs às 20hs. Sábado o horário é de 7h30 às 10hs. No domingo as escolinhas não funcionam.
Atletas: Terça a Sábado, de 5hs às 10hs e 15hs às 20hs. Domingo de 6hs às 10hs.

Em dias de Regatas o horário é de acordo com a programação da competição. Ligar para saber o horário de funcionamento.

Marechal Hermes

A sede de Marechal Hermes durante alguns anos abrigou o futebol profissional do Botafogo; hoje o local é preparado para voltar a ser celeiro que revela as promessas do Clube. O objetivo é erguer um moderno e funcional Centro de Treinamento para as Categorias de Base. Para o Botafogo, o futuro do Glorioso vem da Rua Xavier Curado, 1.705.

Antes das obras, no CT de Marechal Hermes havia dois campos de futebol, uma sala para a ala de psicologia, uma sala para a equipe de nutrição (que faz o controle alimentar dos atletas), cinco vestiários, sala de musculação, almoxarifado das divisões de base, uma lavanderia com máquinas industriais, um auditório para palestras e vídeos. além de cozinha e restaurante abertos ao público.

Treinavam em Marechal Hermes as categorias mirim e infantil alem das escolinhas de futebol, abertas também às meninas. Neste CT, ocorria o Processo de Seleção de Jogadores, as tradicionais "peneiras", para a seleção de futuros talentos.

Endereço: Rua Xavier Curado, 1.705, Marechal Hermes, Rio de Janeiro.

Caio Martins

Inaugurado em 20 de julho de 1941 pelo governo do estado, o Estádio Caio Martins, em Niterói, está atualmente sob concessão ao Botafogo. Por um longo período, o estádio foi um dos grandes trunfos do time alvinegro nos campeonatos Estadual e Brasileiro. Ali, o Botafogo conquistou vitórias expressivas, entre elas resultados que levaram à conquista do Campeonato Brasileiro de 1995.

No ano de 2003, o estádio foi reformado e sua capacidade aumentada para 15 mil pessoas, com a construção de arquibancadas de concreto e instalação de arquibancadas tubulares, além de cadeiras Vips e camarotes. No "caldeirão", apelido que recebeu da torcida botafoguense após a reforma, o Botafogo voltou à Série A do Campeonato Brasileiro no próprio ano de 2003.

Desde 2004, o clube não mais utiliza o estádio para jogos e treinos de sua equipe profissional. Hoje no complexo esportivo treinam as categorias de base juniores e juvenis (totalizando 80 atletas) e jogam todas as categorias. A estrutura conta com alojamento para 20 atletas.

Além de receber partidas das equipes de base do clube, abriga a escolinha oficial do Botafogo (Estrelas do Futuro) e o projeto social (Estrela Solidária), no qual crianças praticam várias atividades ao longo do dia.

Na estrutura, há um alojamento com ar condicionado central para 20 atletas, departamento médico completo, sala de musculação, de psicologia, administração, três vestiários, quatro banheiras de hidromassagem, duas piscinas de fisioterapia, cozinha com refeitório, um campo oficial e dois de futebol society, além de uma lavanderia com máquinas industriais.

Estádio Nilton Santos