notícia

Em busca do bi

Na preliminar ao profissional, Botafogo estreia no Carioca Sub-20 de olho no bi
Atualizado em 30-01-2015, 13:10

O atual campeão estadual Sub-20 está contando as horas para poder voltar aos gramados cariocas. Em partida preliminar ao jogo principal, o Botafogo fará sua estreia no Carioca Sub-20 de 2015 frente ao Boavista no sábado, às 14h45, no estádio de São januário. Os torcedores que alvinegros que chegarem mais cedo ao estádio poderão acompanhar o jogo e ficar de olho nos futuros craques do Fogão.

A partida marca a volta dos jogos de juniores como preliminares das partidas dos times principais no Carioca. Com isso, os embates da garotada ganham mais em emoção e em visibilidade junto a torcida.

O campeonato Sub-20 segue os mesmo moldes do torneio principal, contando com 16 equipes que se enfrentarão entre si em dois turnos. Tanto no 1º turno (Taça Guanabara) quanto no 2º turno (Taça Rio), as 4 equipes melhores colocadas se classificam para as semifinais e, posteriormente, para a final. Os campeões de cada turno fazem a final do campeonato, caso uma mesma equipe vença os dois turnos, conquistará o título de forma direta.

Por ser o atual campeão carioca, após derrotar o Fluminense em duas partidas no ano passado, o Glorioso entra como um dos favoritos ao título. Apesar dessa alcunha, o técnico da equipe Sub-20 do Fogão Maurício Ferreira mantém os pés no chão e sabe das dificuldades porém acredita na força da garotada para conseguir o bicampeonato.     

- A campanha do estadual do ano passado foi excelente, nos tornou campeão carioca mas isso passou. É um time renovado, é uma nova fase e nós temos que fazer uma nova história sem se preocupar se os adversários vão querer ganhar do campeão ou não. Nós temos que buscar o bicampeonato, isso é o que eu acho mais importante. - afirmou o comandante.


Botafogo é o atual Campeão Carioca sub-20 e agora busca o bicampeonato. (Foto: Vitor Silva/SS Press)

Diferente da edição passada, em que os jogos eram em locais e horários divergentes ao da equipe principal. Nessa edição, o torneio volta a trazer o charme com as partidas antecedendo os jogos dos profissionais. Dessa forma, a torcida ficará mais próxima também da base alvinegra e poderá estar atenta ao futuro do clube. O treinador falou sobre a iniciativa e afirmou que a competição ganhará muito em termos de importância.

- Sem dúvida nenhuma o campeonato ganha muito com as partidas sendo preliminares aos jogos profissionais. É uma motivação a mais para os atletas porque vão estar jogando, em boa parte do campeonato, com a torcida mais presente. A comissão da equipe profissional vai poder observar os jogadores mais de perto, o que também faz com que eles se motivem, então acho que é uma ideia excelente. É bom que a torcida começa a conhecer melhor a base e dá uma possibilidade da comissão do profissional chegar ao estádio e ver a equipe dos juniores jogando também. - comentou Maurício.


Técnico Maurício Ferreira comanda a equipe alvinegra na beira do gramado. (Fito: Vitor Silva/SS Press)

Para repetir o feito do ano anterior e levantar o caneco do bicampeonato. O Alvinegro terá pela frente um longo caminho recheado de dificuldades e de boas equipes. O primeiro desafio é o Boavista, time de Saquarema que tem tradição de armar boas equipes de base.  

- Estamos preparados para fazer uma boa partida. Normalmente, o Boavista monta boas equipes, que jogam para frente e isso pode fazer com que o jogo ganhe em qualidade mas a gente treinou forte e tenho certeza que vamos entrar em campo no sábado para jogar tudo que a trabalhamos durante essas semanas de preparação. Com o passar do tempo essa ansiedade, que não é negativa, é uma ansiedade positiva de querer jogar, vai passar e vamos apresentar um futebol bem jogado, que é o que pedimos a eles. - finalizou o treinador.

Fabio de Paula