notícia

Botafogo 0 x 1 Shandong

Em amistoso, Fogão reabre Estádio Nilton Santos oficialmente
Atualizado em 24-01-2015, 19:01

A temporada 2015 começou de forma oficial para o Botafogo. Em partida amistosa, o Glorioso criou boas chances, mandou bola na trave, mas perdeu o Shandong Luneng, da China, por 1 a 0 no Estádio Nilton Santos. Apesar de ainda sem público, por conta das obras, a partida marcou a volta do time à sua casa em jogos oficiais após 2 anos.

O Alvinegro terá mais uma semana de preparação até a estreia no Campeonato Carioca. Na primeira partida, a equipe alvinegra enfrentará o Boavista, no próximo sábado, às 17h, em São Januário.

O JOGO

Após fechar a pré-temporada no CEFAT, a equipe alvinegra, apesar da grande reformulação no plantel, aos poucos vai mostrando sua nova cara. René mantenve a equipe que disputou os jogos treinos contra o Gonçalence e o Barra Mansa, com uma única mexida zaga. Renan Fonseca ganhou a vaga de Alisson.

Do outro lado, como adversário, uma equipe pouco famosa no Brasil mas que contou com velhos conhecidos do futebol brasileiro. Além do técnico Cuca, a equipe chinesa ainda possuia em seu plantel Montillo, Aloisio e o recém-contratado Diego tardelli. Mais entrosado, o Shandong iniciou melhor a partida e teve a primeira chance de perigo do jogo com Junior Urso aos 2 minutos.

O Botafogo, mesmo em condições de início de temporada, mostrou força e chegou bem ao ataque em algumas oportunidades, explorando o lado direito com Gegê e Gilberto além da velocidade de Rodrigo Pimpão. Aos 17, a equipe chinesa assustou ao acertar a trave direita do goleiro Jefferson em um chute de Junior Urso.

Aos 23, foi a vez do Glorioso chegar. Bill apertou a saída de bola dos zagueiros chineses. Demonstrando muita vontade, o atacante conseguiu roubar a bola, levar a frente e bater colocado buscando o ângulo, mas errou por pouco. De cabeça, Willian Arão teve uma boa chance de marcar aos 15. Gegê cruzou pela esquerda e o volante testou firme parando no goleiro chinês.

Com uma boa movimentação e troca de passes, o Alvinegro equilibrou as ações. Aos 36, Gilberto avançou bem pela direita e fez o cruzamento, com as travas da chuteira o defensor adversário evitou o gol de Bill. No fim da epata inicial, a dupla de ataque alvinegra pareceu. Biil ajeitou para Rodrigo Pimpão que finalizou por cima do gol de Yang.

Na volta do intervalo, René manteve a sem nenhuma alteração. O Botafogo mostrou força logo no primeiro lance da segunda etapa. O lateral Gilberto descolou um bonito passe para Roger Carvalho ir a linha de fundo cruzar na cabeça de Bill. A bola pegou pouca força e facilitou a defesa de Yang. Aos 4, Diego Jardel teve uma boa chance de marcar mas desperdiçou ao finalizar para fora.

Os chutes de longe foram uma arma bastante utilizada pelos dois times. O Shandong arriscou com Dan Lin mas sem sucesso. Já o Alvinegro assustou em dois chutes perigosos, Gilberto mandou uma pancada com efeito e quase acertou o ângulo e Carleto, em uma falta de longe, acertou uma bomba no travessão. Porém, foi o time chinês que abriu o placar com Yongpo ao aproveitar cruzamento pela direita. 1 a 0 Shandong.

Em desvantagem no placar, o Glorioso reagiu logo em seguida. Aos 21, Bill foi lançado no ataque e tocou por cobertura na saída do goleiro. Mas antes de a bola entrar, o defensor chinês se atirou de carrinho e salvou o Shandong. René, buscando mais velocdade, colocou Sassá e Jobson em campo. Em um dos seus primeiros lances aos 32, Sassá fez boa jogada individual e finalizou em cima da zaga. No rebote, a bola sobrou para Willian Arão que chegou batendo mas o chute parou na defesa de arqueiro chinês.

No fim, a equipe alvinegra teve uma boa oportunidade de empatar. Sassá recebeu na aréa e ajeitou para Jobson chegar de trás finalizando forte. O goleiro Yang fez uma grande defesa, na volta de Jobson, a bola parou na zaga. A equipe do Shandong ainda acertou um chute na trave mas o placar seguiu inalterado. Apesar do resultado, o Botafogo saiu de campo com uma boa exibição e uma esperança de evolução ao longo da temporada.

GALERIA DE FOTOS (Vitor Silva / SS Press / BFR)



Botafogo: Jefferson, Gilberto(Lucas Zen), Roger Carvalho(Dankler), Renan Fonseca(Diego Giaretta) e Thiago Carleto(Jean); Marcelo Mattos(Airton), Willian Arão, Diego Jardel e Gegê(Fernandes); Rodrigo Pimpão(Jobson) e Bill(Sassá).
Treinador: René Simões

Fabio de Paula