notícia

Bronze com orgulho

Com reforço da melhor jogadora do mundo, Botafogo termina o Olga Pinciroli em 3º
Atualizado em 15-12-2014, 12h20

Foi com medalha de bronze que o Botafogo se despediu do  Troféu Olga Pinciroli de Pólo Aquatico Feminino Adulto. Com os reforços da americana Brenda Villa, a maior jogadora de pólo aquático de todos os tempos, e da húngara Alexandra Kiss, vice-artilheira do torneio, o Glorioso por pouco não conquistou a prata. O campeão foi o Pinheiros, seguido do Paulistano.  As alvinegras venceram o Flamengo em duas oportunidades, o que não acontecia faz tempo e subiu ao pódio, repetindo o que fizera em 2012.

Brenda é filha de mexicanos e tricampeã dos Jogos Pan-Americanos (2003-2007-2011), possui quatro medalhas olímpicas: ouro em Londres/2012, prata em Sydney/2000 e Pequim/2008, e bronze em Atenas/2004. De quebra, ainda tem três títulos mundiais, um da Copa do Mundo e sete da Liga Mundial. Em 2001 foi eleita a jogadora do ano e a revista da FINA (FINA Aquatics World Magazine) a elegeu a jogadora da década (período 2000 a 2009).

"Já havia jogado com essas meninas há quatro anos. para mim foi um grande experiência. Uma das razões para voltar aqui foi a hospitalidade. É um grande time, uma família. Eu acredito que o Botafogo futuramente será um dos maiores clubes do país no pólo aquático", destacou Brenda.

A artilheira húngara Alexandra Kiss, medalhista de Universíade, e que terminou o campeonato com 25 gols, também rasgou elogios à atmosfera vivenciada do Botafogo.

"Gostei muito do Rio, é uma cidade maravilhosa, mas o mais importante foi uma grande experiência. É um time jovem, muito talentoso, com um grande treinador. A família alvinegra é excepcional.Agradeço aos botafoguenses pela torcida e suporte. Obrigada pelo prazer de jogar aqui", comentou Kiss.

A atleta Adhara, do Botafogo e da seleção brasileira, retribuiu os elogios e a agradeceu as estrangeiras pela colaboração, que resultou em uma evolução em relação ao ano passado.

"Foi muito importante a passagem delas por aqui e o nosso resultado. No ano passado, ficamos em 4º. Elas nos ajudaram muito a ganhar os jogos. Por pouco não levamos a medalha de prata. Essa participação foi ótima para o clube", destacou.

A competição foi disputada no sistema de pontos corridos em turno e returno. O Troféu Olga Pinciroli contabilizou três pontos para o time vencedor no tempo normal, enquanto o perdedor nada levava. Se o jogo terminasse empatado, tinha que haver uma disputa de penaltis para se definir um vencedor. Quem vencesse a disputa de penaltis ficava com dois pontos, e o perdedor, com um.

Classificação: 1 – Pinheiros – 24 pontos / 2 – Paulistano – 15 pontos / 3 – Botafogo – 12 pontos  / 4 – Flamengo – 9  /  5 – Paineiras – 0

O Vice-Presidente de Esportes Gerais Alexandre Brito e o Diretor de Pólo Aquático Ique prestigiaram a equipe no torneio. O técnico da equipe é Ricardo Crivella.

Confira abaixo uma galeria especial de fotos do torneio!



Assessoria de Imprensa