notícia

Saldo Positivo

Campeão carioca e finalista do OPG, Sub-20 fecha período estadual com balanço positivo
Atualizado em 24-11-2014, 19:30

Apesar do calendário de partidas no ano ainda não ter chegado ao final para a equipe Sub-20 do Botafogo. A temporada estadual chegou ao fim com resultados positivos dentro das quatro linhas, com um título estadual e disputando uma final do OPG, o Alvinegro saiu fortalecido e agora busca colher os frutos dessas experiências também no cenário nacional.  

O ciclo de competições estaduais se encerrou no último sábado na final do Torneio OPG entre a equipe alvinegra e o Flamengo. Infelizmente, o objetivo de ser bicampeão do torneio não foi alcançado, mas o que prevaleceu como destaque foi a força da equipe que conseguiu chegar em todas as decisões. Além de ter chegado a final do OPG, não podemos esquecer que a equipe conquistou o Campeonato Carioca de 2014 na primeira metade do ano.

O técnico Maurício Ferreira analisou a temporada da equipe no Rio de Janeiro e, apesar de lamentar o revés no OPG, exaltou a força da equipe durante o ano.  

- Eu creio que a temporada só não foi perfeita porque não conseguimos fechar com o título do OPG. Mas se levarmos em consideração as participações. Ser campeão no Campeonato Carioca, que é uma competição muito difícil, e depois ser finalista do OPG, após cair em uma segunda fase com times fortes como o Nova Iguaçu, vasco e Fluminense, significa que nós eliminamos possíveis candidatos ao título. Não podemos tirar os méritos do Flamengo, mas nossa chave foi muito difícil, dos últimos 5 jogos, fizemos 4 fora de casa e isso dificultou bastante. Então, eu imputo como um ano muito bom e mesmo com o final diferente do que queríamos, isso não diminui em nada o que esse meninos fizeram. - comentou o treinador.


Equipe alvinegra foi campeã carioca Sub-20 em Caio Martins ao vencer o Fluminense.

Mesmo com alguns problemas, a equipe alvinegra botou o trabalho e a dedicação a frente de tudo. O comandante comentou sobre o espírito de luta dos meninos e ainda traçou uma clara evolução da equipe ao decorrer da temporada.

- Foi um ano bastante difícil, a categoria passou por dificuldades de treinamentos. A gente superou tudo com muito trabalho e dedicação, não canso de dizer que são atletas voltados ao trabalho, que gostam da profissão e que realmente querem realizar o sonho de vestir a camisa do Botafogo profissionalmente. Então, sem duvidas, todos os obstáculos que eles tiveram que enfrentar esse ano os fortalecerão. Aliado a isso, a equipe mostrou uma evolução muito grande do inicio do carioca até hoje, a gente lembra que começou perdendo o primeiro jogo e veio depois em uma crescente, fortalecendo a estrutura de jogo e as ideias. Isso, culminou com o título carioca e em ser finalista do OPG. Então, foi uma evolução clara, de um grupo que não se esquivou em nenhum momento e isso é gratificante pra gente que dirige esses garotos. - declarou Maurício.

Como um dos responsáveis pelo sucesso da equipe por trás dos holofotes, o treinador apontou o Coordenador Técnico de Futebol Clauber Rocha e mostrou gratidão pelo trabalho realizado.

- Nós não podemos deixar de agradecer, e eu falo em nome da comissão, a dedicação do Clauber. Que mesmo com toda a turbulência vivida no clube, ele nunca nos abandonou. Sempre nos deu o que era possível e acumulou funções, sem duvidas, foi uma das pessoas mais importantes para que a categoria conseguisse ter um rumo. Então, essa evolução também devemos a ele. - disse o comandante.


Técnico Mauricio Ferreira e prepador físico Felippe Capella conversam à beira do campo.

Após as boas campanhas a nível estadual. O Glorioso já volta suas atenções ao âmbito nacional, isso porque, as próximas competições serão disputadas fora do Rio de Janeiro. Em dezembro, a equipe viaja o Rio Grande do Sul onde disputa o Campeonato Brasileiro Sub-20 e no mês de janeiro, o desafio é a Copa São Paulo de Juniores, em São Paulo. O treinador comentou sobre a expectativa para os próximos desafios.

- O que a gente espera é que possamos repetir as boas atuações que tivemos no estado do Rio também nas competições nacionais. Além disso, esperamos conseguir botar em prática o nosso planejamento até a data inicial da competição. Se isso se concretizar, eu não tenho a menor duvida que vamos fazer uma campanha para chegar as fases finais e vamos representar bem o Botafogo. Agora, é preciso que a gente incorpore toda a vontade e dedicação que tivemos aqui. - pontuou Mauricio Ferreira.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DAS FINAIS DO CARIOCA E DO TORNEIO OPG: (Vítor Silva/SS Press)

Fabio de Paula