notícia

O Nosso Glorioso - Ep. 6 - Parte 2

Consolidação da base com títulos e jovens revelações é o tema da 2ª parte do capítulo
Atualizado em 23-09-2014, 17:15

Após detalhar todo o processo de mudança estrutural vivido pelas categorias de base do clube nos últimos 6 anos na primeira parte do capítulo sobre a base alvinegra, chegou a hora de falar sobre os frutos dessa transformação. Durante a gestão de Mauricio Assumpção, o Glorioso retornou ao topo disputando e conquistando títulos nas divisões de base, revelou inúmeros atletas para a equipe principal e voltou a ceder jovens jogadores para as Seleções Brasileiras de base.

Antes da atual gestão chegar ao clube, o Alvinegro vivia um período complicado, com resultados nada satisfatórios em competições importantes, principalmente, no campeonato estadual. A categoria Infantil emplacou um série de resultados ruins, chegando a ser 8ª colocado em 2008. A equipe juvenil chegou a ser 15ª colocada no ano de 2005, ou seja, teve a pior campanha da competição. Nos Juniores, o Glorioso possuía um retrospecto muito abaixo do esperado, sendo 12º lugar  em 2005, 11º em 2006 e 2007 e 6º em 2008.




Logo no início do mandato de Maurício Assumpção, os sintomas positivos começaram a ser sentidos. No primeiro ano, em 2009, o Glorioso conseguiu conquistar títulos mesmo diante das dificuldades encontradas. A primeira e mais importante conquista foi o Campeonato Carioca Sub-15 de 2009, lembrando que o clube, um ano antes, tinha amargado a 8ª posição do torneio. Além desse, o Glorioso ainda levantou mais troféus em 2009 como, por exemplo, a Copa Maricá Sub-17 e a Doetinchen Cup Sub-20, na Holanda.

Em 2010, o Glorioso seguiu evoluindo e, em paralelo com o crescimento do departamento internacional, conquistou títulos fora do país. Os juniores foram campeões da Copa del Agatha e do Torneio de Terborg, ambos na Holanda em 2010. Além disso, a equipe ainda venceu a Eurofootball no mesmo ano, na Bélgica.


Comemoração dos títulos internacionais junto com a torcida no Engenhão

Já com o trabalho mais consolidado na base alvinegra, o Botafogo em 2011 mostrou que a mudança se refletia em resultados. No último ano do primeiro triênio, o Alvinegro conquistou a Copa Revela Talentos Sub-17 e conseguiu um fato grandioso: levantar a Taça de Campeão Carioca Sub-20, derrotando o Flamengo na final.



Cada vez mais forte no cenário estadual, o ano de 2012 alvinegro foi marcado por triunfos. A começar pela categoria mais jovem de campo, o time mirim foi campeão da Copa Zico. O Juvenil conquistou o Torneio Guilherme Embry Sub-16 sobre o Fluminense, em Caio Martins. E a equipe Sub-20 venceu a Spax Cup, na Alemanha.

Diante de toda essa trajetória vitoriosa a base do Glorioso ganhou força e se recolocou de vez no cenário estadual como protagonista e isso é comprovado pelos últimos resultados. No ano passado, o Mirim conseguiu uma linda conquista na Copa Rio Bonito. O infantil e o Juvenil foram 3º lugar no Estadual e o Sub-20 brilhou ao ganhar o Torneio OPG, em cima do Flamengo, dentro da Gávea.


Equipe Sub-20 foi campeã do Tornio OPG de 2013 sobre o Flamengo, na Gávea.

Este ano, os resultados das equipes alvinegras são espetaculares. O Sub-13 e o Sub-14 estão fazendo bonito na disputa pelo Metropolitano, brigando entre os primeiros colocados. O Sub-15 conquistou o primeiro turno do Carioca e luta pelo título do returno para levar o campeonato de forma direta. O Sub-17 é líder da Taça Rio de forma invicta. O Sub-18 venceu a Zayed Cup, em Dubai e a equipe Sub-20 fez um primeiro semestre brilhante culminando no título de Campeão Carioca de Juniores. Além disso, a equipe está defendendo o atual posto de campeã do Torneio OPG, o time é o líder do seu grupo.


Botafogo é o atual Campeão Carioca Sub-20 de 2014

Além dos títulos, o Botafogo retornou a fazer algo que é a verdadeira função a base. O clube voltou a revelar talentos para a equipe principal. Foram muitas jovens promessas que surgiram e subiram para o Profissional. Entre os que não estão mais no clube: Jeferson, Rodrigo Dantas, Milton Raphael, Willian, Gerson, Caio, Alex, Sassá, entres outros, fazem parte da lista.

Algumas joias alvinegras possuíam tanto talento que foram negociadas para clubes da europa, como por exemplo: Vitinho, Octávio, Jadson e Dória.

No elenco atual, a base também vem sendo bem aproveitada: Gabriel, Daniel, Andrey, Fabiano, Gegê, Sidney, Renan Lemos, Guilherme, Cidinho, Dedé, Mattheus e Andreazzi, todos esses são oriundos de safras recentes de Marechal.



Outra demonstração de força da base do Botafogo é que o clube voltou a ter nomes nas convocações para as Seleções Brasileiras de base. Nos últimos anos, o Glorioso vem tendo atletas representando a equipe em quase todas as categorias. Das equipes Sub-21 até a Sub-15, o Glorioso teve uma lista longa de chamadas, foram cerca de 25 convocações de atletas diferentes no périodo de 2009 a 2014.

Vale ressaltar que, nas últimas convocações, o Botafogo foi o único clube do Rio de Janeiro que teve atletas em todas as listas. Na equipe Sub-21, Dória foi chamado ainda atuando pelo Botafogo. Na Sub-20, Igor Rabello marcou presença no torneio de COTIF. Na Sub-17, Matheus Fernandes e Luis Henrique disputaram um torneio no México e na Seleção Sub-15, o atacante Rhuan foi lembrado. Andrey faz parte da lista da seleção olímpica junto com Dória, zagueiro formado no clube.


Igor Rabello (à esquerda) fez parte da equipe Sub-20 no torneio de COTIF, na Espanha. Matheus Fernandes e
Luis Henrique (à direita) disputaram um torneio Sub-17, no México


Todos esses números de títulos, revelações e convocações mostram que o Botafogo possuí uma verdadeira base forte, como comenta o Gerente Geral, Ney Souto:

- Nós conseguimos nos firmar no cenário estadual. O Botafogo hoje briga de igual para igual com os outros grandes do Rio. Conseguimos colocar jogadores na Seleção Brasileira, isso é importante pra formação dos meninos e para a visibilidade do clube e temos conseguido alcançar resultados significativos. Principalmente na categoria Sub-20, na qual esse ano conquistamos o Estadual e ano passado ganhamos o OPG. Acabamos de conquistar a Taça Guanabara Sub-15 e agora é dar continuidade ao trabalho e procurar evoluir ainda mais. - finalizou.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DOS TÍTULOS DOS ÚLTIMOS 6 ANOS:


Assessoria de Imprensa