notícia

O Nosso Glorioso - Ep.4

Transformações no Basquete, Vôlei, Natação e Pólo Aquático são o tema da vez
Atualizado em 05-09-2014, 15h49

O primeiro desafio foi melhorar e desenvolver o patrimônio das sedes General Severiano e Mourisco Mar, como foi apresentado nos espisódios anteriores da série "O nosso Glorioso". Com estrutura de alto nível e um corpo técnico competente, os frutos do trabalho nos esportes olímpicos começaram a surgir. "Noutros esportes tua fibra está presente" diz o hino do clube e, na atual gestão, o trecho virou lema do basquete, vôlei, natação e pólo aquático na busca pelos objetivos.

O Botafogo é reconhecido pela excelência na formação de atletas no basquete, vôlei, natação e pólo aquático, sendo base das seleções regionais e nacionais. Com uma metodologia de trabalho na comissão técnica que alia experiência e renovação, o clube contribuiu para o momento esportivo às vésperas das Olimpíadas.

Um grande exemplo é o nadador Matheus Santana, que recentemente quebrou o próprio recorde nos 100m livre, com 48s25, conquistando medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Nanquim, na China, sendo o quinto mais rápido do mundo. Em ascensão meteórica, é um dos favoritos a medalhas no Rio 2016. No Botafogo, Matheus teve a base do seu desenvolvimento como atleta, além de trabalhos complementares à formação com participação em ações de marketing do clube e orientação constante no relacionamento com a mídia. Hoje, é um atleta completo.

Ainda na natação, o bom trabalho realizado atraiu os olhos do mundo. Atletas consagrados como Florent e Laure Manaudou, Fred Bousquet, Camille Lacourt, Inge Dekker e Rafael Muñoz treinaram no Mourisco Mar e deram clínicas aos atletas alvinegros.

No pólo aquático, uma rotina eficiente de trabalho fez o Botafogo ter ainda mais destaque. Em 2011, o Glorioso foi representado por Henrique Moniz e João Felipe Coelho no Mundial de Polo Aquático de Xangai, na China. A dupla também integrou no mesmo ano a seleção brasileira que disputou os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México. Em 2012, foi eleito a Melhor Equipe de Polo do Brasil.

Em 2013, o Botafogo conquistou com o feminino o Circuito Open Correios de Pólo Aquático no Mar, correspondente ao campeonato brasileiro da modalidade, em Morro de São Paulo, na Bahia. Nesse ano, treina com afinco para conquistar o Troféu Brasil. Ao longo dos últimos anos, a equipe alvinegra recebeu diversos estrangeiros, com destaque para os italianos Paulo Salemi, Daniel Afonso Gallozzi e Fabio Violetti, bem como o croata Goran Tamasevic e o americano Kevin Oliveira.

No basquetebol, o Botafogo evolui ano a ano e, recentemente, a qualidade no trabalho foi recompensada com o convite para disputar a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), equivalente ao NBB Sub-22, que começará a ser disputada em breve. O  clube também voltou a ampliar as suas atividades, promovendo equipe adulta para disputar o Carioca.

Por essa evolução no trabalho, o Botafogo passou a ser vitrine, atraindo atletas renomados como Nicolas Batum, francês que disputa o NBA pelo Portland Trail Blazers. Batum visitou o clube recentemente para conhecer o trabalho e foi recebido pelo presidente Mauricio Assumpção. A Seleção Brasileira de Basquete Masculino que está nas oitavas do Mundial, que está sendo realizado na Espanha, treinou em General Severiano antes da viagem para a disputa.

"A importância dos esportes olímpicos do Botafogo é inquestionável. Cumprimos, desde sempre, a missão educadora, sociabilizadora e formadora de cidadãos de bem. É aqui que as crianças aprendem não só a praticar o basquete mas, noções de disciplina, solidariedade e respeito ao próximo que, com certeza, levarão por todas suas vidas. Acompanhar meninos e meninas defendendo nosso clube e honrando nossa camisa a cada competição, vibrando a cada conquista e buscando junto aos técnicos, pais e amigos a vitória, não tem preço!", destacou a Diretora de Basquete Cristina Aranha.

Nos últimos seis anos, o Botafogo avançou consideravelmente no desenvolvimento do vôlei. Foram 29 conquistas na quadra e na praia, desde o pré-mirim até o adulto, no masculino e no feminino. O clube conta com uma estrutura que conta com academia, centro ortopédico, fisioterapeuta, massoterapeuta, nutricionista, dentista, além de um seguro para todos os atletas.

"Se considerarmos que temos 190 conquistas em todos os tempos, o número conquistado nestes últimos anos é bastante significativo. Melhoramos a estrutura e condições de trabalho para atletas e comissão técnica", destacou o Gerente de Esportes Gerais José Carlos Rodrigues Júnior.


Confira abaixo uma galeria especial com fotos de todos os esportes!

Assessoria de Imprensa