notícia

Jogo do Senta

Jornalista lança livro sobre goleada contestada pelo Flamengo dia 9 na sede
Atualizado em 03-09-2014, 14:20

A rivalidade entre Botafogo e Flamengo é antiga e rende boas histórias de um clássico marcado por "provocações" e momentos marcantes. O livro "Jogo do Senta - A verdadeira origem do chororô", do jornalista e botafoguense Paulo Cezar Guimarães, relembra a goleada por 5 a 2, em General Severiano, que teve como protesto dos rubro-negros o ato de sentar no campo. A publicação será lançada oficialmente no dia 9 de setembro, às 19h, no foyer do Salão Nobre de General Severiano e voltará a ser comercializada no evento "Feijão no Fogão", dia 18 de outubro, em Macaé.

Pré-lançado no evento "Feijão no Fogão", realizado em Barra do Piraí (30/08), o livro de Paulo Cezar Guimarães - O PC Guima - aceita o desafio de recontar um jogo que marcou história no clássico. Com a preocupação de ouvir os dois lados, o autor mergulhou numa pesquisa que reúne jornais da época, imagens históricas e até testemunhas do chamado "chororô rubro-negro", que foi parar no Tribunal de Penas da Federação Carioca, fazendo a repercussão durar um bom tempo.

Com o prefácio do jornalista botafoguense Roberto Porto e o posfácio do escritor flamenguista Marcos Eduardo Neves, o livro de 164 páginas preza pela preservação da memória e traz aos mais jovens um capítulo da história do futebol carioca.

O ACONTECIMENTO HISTÓRICO

No dia 10 de setembro de 1944, em jogo válido pelo segundo turno do Campeonato Carioca, o Estádio de General Severiano foi o palco da goleada do Botafogo por 5 a 2 sobre o Flamengo. Na ocasião, o time rubro-negro protestou contra a validação do quinto gol alvinegro, convertido por Geninho que, segundo os rivais, a bola não teria entrado. Os jogadores rubro-negros decidiram sentar no gramado para pressionar o árbitro "Mossoró" a anular o gol, o que não aconteceu. Em 2014 o acontecimento completa 70 anos e ganhou tal nome devido ao canto dos torcedores botafoguenses: "Senta, para não apanhar de mais", provocaram.

Botafogo 5 x 2 Flamengo - O
Edição do Diário da Noite publicado no dia 12 de agosto de 1944 ressalta o ato do rival após o quinto gol alvinegro

Os interessados em adquirir o livro devem acessar o site www.livrosdefutebol.com, ou entrar em contato com o autor através do e-mail pcguimar@gmail.com.

Assessoria de Imprensa