notícia

Gratificante

Comandante da equipe Sub-20, Mauricio Ferreira detalha conquista do título carioca
Atualizado em 10-07-2014, 16:40

No último domingo, o Botafogo se sagrou campeão carioca Sub-20 de 2014 após derrotar o Fluminense em dois jogos pelo placar agregado total de 1 a 0. Este foi o 14º título estadual da categoria conquistado pelo Glorioso, o último havia sido em 2011.

Contratado pelo Botafogo desde 2011, o treinador da equipe Mauricio Ferreira coleciona experiências positivas no clube. Multicampeão no futsal, Mauricio já treinou todas as equipes da base alvinegra, além de ter sido um dos auxiliares do técnico Eduardo Hungaro no profissional. Mauricio revela a felicidade em poder trabalhar em um grande clube como o Botafogo.

"Trabalhar no clube de tamanha grandeza e que possui em todas as áreas profissionais extremamente qualificados é uma satisfação. Posso dizer que a somatória disso resulta em bons trabalhos e a na possibilidade de conquistar títulos, disputar finais e manter o nome do Botafogo entres os grandes", revelou o treinador
.
CAMPANHA NO CARIOCA

Na Taça Guanabara, o clube alvinegro chegou até as semifinais, sendo eliminado pelo Fluminense mas conseguiu a recuperação na Taça Rio onde no início emendou uma sequência de 9 jogos invicto sendo 7 sem sofrer gols. O Glorioso ainda passou pelo Flamengo, antes de fazer a final da competição com o Fluminense e levantar a taça.

Como havia vencido a Taça Guanabara, o Tricolor foi novamente o adversário do Alvinegro na final do carioca. Mais uma vez, o Fogão derrotou a equipe das Laranjeiras, encerrando assim, uma sequência de 4 partidas consecutivas contra o rival sem nenhuma derrota. Após esta longa caminhada, o Botafogo enfim levantou a tão sonhada taça de Campeão Estadual.

Para justificar o ótimo segundo turno da equipe, Mauricio aponta a derrota na Taça Rio como um aprendizado que fortaleceu a todos e os levou até o merecido título.

"Creio que fizemos uma competição muito boa. Fomos a meu ver eliminados da Taça Guanabara fazendo dois belos jogos. Isso serviu para acertarmos algumas coisas e melhorarmos outras. Fizemos uma Taça Rio sem retoques, fomos muito bem em todos os setores e com uma vontade enorme de alcançar o nosso objetivo. Isso com certeza nos levou até ele. Não tenho dúvidas que o título foi merecido", afirmou o técnico.


Atletas jogam o treinador Mauricio Ferreira para o alto durante a comemoração do título. (Foto: Guto Ribas)

VIRTUDES DA EQUIPE

Além da taça, o Botafogo também alcançou importantes marcas dentro da competição. A equipe emendou uma sequência impressionante de 9 jogos invictos durante a Taça Rio e terminou como a defesa menos vazada do torneio. Outro ponto marcante do time foi a união e o comprometimento de todos os jogadores e membros da comissão técnica que se uniram por um objetivo final.

Com esse pensamento, Mauricio destacou o comprometimento e o preparo dos atletas como as principais características que levaram a equipe ao topo.

"Dentro de campo, o comprometimento com o planejamento foi um dos princípios mais importantes. Esses jogadores não se eximiram das responsabilidades do jogo em nenhum momento, enfrentaram todos com muita coragem e convicção. Possuiam uma capacidade de sofrer sem se ferir incrível, mesmo nos momentos mais difíceis das partidas, sofríamos mas não éramos feridos e sempre revertíamos. Estávamos muito bem em todos os sentidos, principalmente, fisicamente", comentou Mauricio.

FUTURO

Com o pensamento no futuro, o treinador pensa em evoluir para alcançar outras conquistas e acredita que essa geração de atletas darão ainda mais alegrias ao torcedor alvinegro.

"Para poder pensar no futuro, você tem que evoluir sempre. O segredo é trabalho e evolução. Temos que ambicionar novas conquistas, reconhecer o que somos e o que nos fez chegar até o título. Saber exatamente a contribuição que podemos dar sem ser vaidosos. E tudo isso é uma qualidade desse grupo também, pois são atletas que querem muito conquistar um lugar aqui", finaliza o comandante.

Fabio de Paula