notícia

Monitorados

Fisiologista Matheus Fontes explica bateria de testes no elenco alvinegro
Atualizado em 24-06-2014, 14:00

Com a pausa no Campeonato Brasileiro, o momento é perfeito para uma avaliação completa no elenco alvinegro. A bateria de testes é feita pelo fisiologista Matheus Fontes, que espera municiar o Preparador Físico Moraci Sant'Anna com o máximo de informações possíveis sobre o estado da equipe.

"As avaliações físicas estão voltadas para que tenhamos um conhecimento adequado do perfil fisiológico dos atletas e o estado de treino que se encontram. Com isso podemos manipular o trabalho e proporcionar ao Moraci informações para treinos físicos específicos em grupo ou individualmente", disse Matheus Fontes.

Matheus Fontes - Fisiologista
Fiisologista Matheus Fontes avalia Zeballos no Yoyo teste, feito em General Severiano

Nos primeiros treinamentos realizados no Cefan, na Zona Norte, os atletas foram submetidos a três procedimentos distintos: lactato, agilidade e o conhecido Yoyo teste. O fisiologista Matheus Fontes explicou os procedimentos. Entenda:

Teste de Lactato

"Iniciamos com o teste de Lactato, que da uma ideia do condicionamento aeróbio dos atletas e serve como um ponto específico para conseguirmos detectar a intensidade que eles estão correndo, o que evita o gasto de carboidratos e possibilita uma economia para movimentos mais potente dentro do jogo".

Teste de Agilidade

"O teste de agilidade foi feito para conhecer melhor os atletas e ver como está a resposta na mudança de direção, aceleração, frenagem e retomada. É importante para que o treinador saiba como seus atletas podem ajudar dentro de campo e ajuda na melhor opção para cada estilo de jogo".

Yoyo Teste

"O Yoyo é um teste bem específico que mostra o quanto eles suportam a alta intensidade, que é o jogo de futebol hoje. O time que consegue percorrer maiores distancias em alta velocidade tem mais chances de ganhar uma partida".

O Botafogo segue a preparação para a volta do Campeonato Brasileiro, dia 16 de julho, diante do Sport, na Ilha do Retiro. O Glorioso ocupa a 13ª colocação.

Marcos Silva