notícia

Vale muito

Alberto Valentim mantém foco e reforça valor de uma vitória sobre o Volta Redonda
Atualizado em 09-03-2018, 19:25

O Botafogo terá como próximo adversário na Taça Rio o Volta Redonda, domingo, fora de casa. O Alvinegro ocupa a 3ª colocação com 9 pontos e uma vitória contra o adversário da cidade do aço deixa o Glorioso em boas condições para a rodada final, o clássico em casa diante do Vasco. O treinador Alberto Valentim falou sobre a importância da partida e, passo a passo, só pensa em vencer o próximo desafio e dar continuidade ao bom trabalho.

- O treino de hoje ainda serviu para recuperar os jogadores e dar uma carga mais pesada para quem não está jogando. Esse será um jogo importante para nós, contra um adversário organizado. Sabemos que será uma decisão para nós. Estamos fechados para fazer o melhor de verdade. Quando perdemos o clássico nós pensamos somente em vencer o jogo contra o Bangu. Precisávamos reagir rápido. E para isso não podemos pensar em outra coisa que não seja a vitória contra o Volta Redonda. Repito que será muito difícil, os jogadores sabem que cobro muito nos treinamentos e vamos procurar fazer o melhor contra o Volta Redonda - disse o treinador.

Confira os demais trechos da entrevista coletiva de Alberto Valentim:

SEM JEFFERSON

- O Jefferson ainda não vai para esse jogo. Voltou a treinar nesse semana, isso é bom, mas ainda não está disponível para esse jogo.

TRABALHO EM EVOLUÇÃO

- Vejo que eles estão a cada dia entendendo a forma que eu gosto de trabalhar e peço nos treinos. Noto uma entrega muito grande. Uma concentração muito grande para acelerar esse processo com entrosamento entre eles. O time está evoluindo e pegando ritmo de jogo, minutos nas pernas como eu costumo dizer. Pode correr trinta minutos por dia que não vai alcançar ritmo de jogo, tempo de bola. Vamos treinar a cada dia mais forte.

A IMPORTÂNCIA DE PIMPÃO E MARCOS VINICIUS

- São jogadores importantes. Os jogadores estão procurando entender a responsabilidade que cada um tem no seu setor. O Pimpão sempre dá o seu máximo e prioriza ajudar o Botafogo mesmo que não faça o gol. O Marcos também está se recuperando fisicamente, é um jogador muito técnico, que pode deixar um companheiro na cara do gol. Será ainda mais importante quando estiver bem.

FORÇA TOTAL NA TAÇA RIO

- Desde que cheguei aqui eu disse que iríamos muito forte na Taça Rio, buscando fazer o melhor por resultados importantes. Esse próximo jogo é muito importante para nós para que possamos somar os três pontos para buscar essa classificação.

PELA VITÓRIA SEMPRE

- Não falo para os jogadores "se nós perdermos o jogo". Estamos nos preparando para ganhar o jogo. Trabalhamos hoje a parte tática, corrigindo o que temos errado para que possamos vencer a partida.

EZEQUIEL É DÚVIDA

- Foi uma pancada muito forte, até próximo de mim. Achei que não voltaria para o segundo tempo e espero que ele possa jogar. Vamos esperar até o último momento.

FINALIZAÇÕES

- Até disse depois do jogo o que precisamos melhorar. Precisamos em todos os aspectos, mas nesse ainda mais. Seria muito mais preocupante se não estivéssemos criando oportunidades, mas temos que caprichar mais e treina mais para que possamos melhorar.

A CAMINHADA COMO TREINADOR

- Posso contar um pouco da minha história. Parei de jogar em 2009 e ainda na Itália, pela Udinese, me apaixonei por essa parte. Logo comecei a fazer estágios e cursos. Depois tive a oportunidade no Atlético Paranaense, clube que encerrei minha carreira como jogador. Sempre deixei claro desde a minha conversa com o Petralha, na primeira oportunidade, que sempre quis ser treinador. Não é fácil, até pela concorrência e dificuldade do futebol. Vemos muita gente boa que não está empregada. O que eu fiz foi estudar muito e procurar melhorar a cada dia. Só ter sido jogador não é o bastante, o outro lado é diferente. A minha qualidade é sempre estar muito atento a tudo e procurar sempre aprender. Acredito que o segredo é não achar que sabe de tudo. O futebol está acima de qualquer coisa, posso dizer que vivo isso 18h por dia.

ESPERA POR AGUIRRE

- Soube que foi tudo bem nos exames e que logo estará a disposição. Quero que possa treinar o quanto antes para que conheça o meu trabalho nos treinos e que possa logo estar entrosado com a gente.

CONCENTRAÇÃO E DESCONTRAÇÃO NA METODOLOGIA DE TREINO

- Hoje nós fizemos um treino tático, o que exige muito da concentração dos jogadores para que possam pegar rápido. Na segunda fase do treino temos uma brincadeira nossa e quem perder paga. Isso aumenta a competitividade e sou o árbitro, por isso tenho que estar sempre muito perto e acompanhando tudo(risos).

Marcos Silva