notícia

Experiência de ouro

Jovens do Sub-15 e Sub-17 do Fogão vivem momentos mágicos em visita ao Maracanã
Atualizado em 12-05-2014, 22:20

A tarde desta segunda-feira teve um gosto especial para a garotada alvinegra das equipes Sub-15 e Sub-17. O Botafogo proporcionou aos atletas uma visita guiada ao novo Maracanã, palco da final da Copa do Mundo FIFA do Brasil deste ano e de muitos momentos históricos do passado. Os jovens alvinegros se encantaram e viveram momentos incríveis que ficarão marcados para sempre em suas memórias.

No começo da visita, os meninos logo se depararam com relíquias de craques do futebol brasileiro. Os pés e autógrafos de Pelé, Zico e Roberto Dinamite chamaram atenção mas o monumento mais disputado entre a garotada foi a marca dos pés de Garrincha, ídolo alvinegro que encantou à todos com suas penas tortas e dribles desconcertantes com a camisa do Glorioso.

Logo em seguida, uma guia do evento apresentou aos jogadores as tribunas de honra e contou sobre os acontecimentos que ali se eternizaram na história do futebol mundial. Ídolos alvinegros como Nilton Santos, Djalma Santos, Jairzinho, Zagallo entre tantos outros foram lembrados como parte importante do templo do futebol.

Após isso, os jovens foram levados para um dos vestiários do Maraca e lá encontraram as camisas de todos os jogadores que disputarão a Copa do Mundo pela seleção Brasileira. Eufóricos, os garotos do Fogão começaram uma sequência de fotos com todas as camisas mas uma em especial era a mais desejada. A camisa 1 de Jefferson, estrela alvinegra na Copa do Mundo, foi alvo de disputa e de muitas fotografias.

O Tour se encerrou com o momento mais esperado pelos atletas da base alvinegra. Ao entrar no gramado do maracanã, a garotada realizou parte de seu sonho ao pisar pela primeira vez no gramada mais rico de história do mundo. A outra parte do sonho, ficará para daqui a alguns anos, quando eles entrarem em campo como profissionais, vestindo a camisa do Glorioso diante de um Maracanã lotado.

Para o zagueiro da equipe Sub-17, Lyanco, o passeio foi de extrema importância para o grupo conhecer e aprender um pouco mais sobre o Maracanã.

"A experiência de vir aqui e conhecer é muito importante para todo o grupo. Muitos aqui, como eu, nunca vieram ao Maracanã e poder ver tudo o que já aconteceu aqui, as histórias, os gols é especial", disse Lyanco.

O treinador da equipe Sub-15 Phelipe Leal, também comentou sobre a importância do evento para a carreira dos jovens atletas alvinegros e destacou a iniciativa do Botafogo.

"Conhecer um estádio histórico, da grandeza do Maracanã, com tudo o que já aconteceu aqui enche de esperança e aumenta o sonho desses meninos de chegarem no objetivo final, que é se tornar um jogador profissional. O Botafogo mais uma vez mostra que se preocupa com uma formação total do atleta.", destacou o comandante.

Segundo Ana Carolina Monteiro, organizadora do evento e assistente social do Botafogo, o passeio marca o começo da agenda cultural de 2014 do Glorioso e apresenta aos jovens jogadores a importância de conhecer a profissão escolhida por eles.

"A visita ao Maracanã é o começo da nossa agenda cultural deste ano. Foi importante, pois nós compreendemos que quando um atleta escolhe ser jogador de futebol é essencial que ele conheça sua profissão. Vir ao Maracanã é mais que um passeio social, é um passeio cultural, é onde eles estão conhecendo a história do futebol e hoje eles tiveram essa oportunidade. Foi nítido no rosto de cada atleta um sentimento que vibrava dentro deles", falou Ana Carolina.

Confira a galeria de fotos da vista dos atletas ao novo Maracanã:

Fabio de Paula