notícia

Brasileiro Sub-20 - 2ª fase

Integrante do Grupo E, Botafogo encara o Coritiba, quinta-feira, no Niltão. Barroca analisa;
Atualizado em 15-08-2017, 16:35

Vai começar a segunda fase do Campeonato Brasileiro Sub-20! Na próxima quinta-feira (17/08), às 19h15, Botafogo e Coritiba se enfrentam no Estádio Nilton Santos, dando início a segunda fase da competição nacional. A partida terá a transmissão ao vivo do canal Sportv e da Rádio Botafogo Oficial. Para assistir no estádio, o torcedor alvinegro só precisa comparecer com 1Kg de alimento não perecível para doação e acessar pelo setor Oeste. Já a torcida visitante ficará no setor sul.

Além de Botafogo e Coritiba, Atlético-PR e Grêmio completam o Grupo E do torneio. Nesta fase, especificamente, todas as equipes duelam em um sistema de ida e volta, totalizando seis jogos. Os dois melhores classificados avançam às semifinais.

Em entrevista concedida à Botafogo TV, O treinador alvinegro Eduardo Barroca relembrou a campanha da equipe na primeira fase, projetou o duelo contra o Coritiba e discorreu sobre mais assuntos importantes. Confira os principais trechos da entrevista:

CAMPANHA NA PRIMEIRA FASE

- A primeira fase da competição, nesse formato de 4 grupos com 5 times em apenas 4 jogos, é muito difícil e não se pode oscilar. Os jogos que a gente não ganhou, talvez, foram os que jogamos melhor, contra o Sport e contra o Santos e depois, fora de casa, tivemos uma performance muito boa contra a chapecoense e contra o inter. Era um grupo que de 5 só passavam 2. Tinha o Inter, que foi semifinalista no ano passado, o Santos que tem muita tradição na base, o Sport que foi campeão da Copa do Brasil Sub-17 e a forte Chapecoense. Então, foi muito importante ter passado. Na segunda fase a gente passa a ter uma equipe a menos e dois jogos a mais. Então, o imponderável acaba agindo menos. Esperamos que a quaidade da nossa equipe possa fazer a diferença.

SEGUNDA FASE E IMPORTÂNCIA DE JOGOS GRANDES NA FORMAÇÃO

- Essa segunda fase tem uma característica muito própria, por causa da oportunidade de jogar contra todos em um sistema de ida e volta. Vamos enfrentar três equipes do sul do país, que possuem uma competitividade bastante alta. Em contrapartida, a gente tem uma equipe predominantemente técnica. Então, nosso trabalho vai ser fazer que a técnica dos nosso jogadores, o conjunto e o jogo coletivo se sobreponha  sobre o jogo de força das escolas do Sul. Espero que a gente tenha o mesmo sucesso que tivemos no ano passado. Para os jogadores é muito importante ter esse tipo de estimulo no processo final da formação, faz com que eles se formem melhor para o nosso grande objetivo, que é ceder jogadores mehores qualificados para a equipe profissional.

DUELO CONTRA O CORITIBA

- É uma nova competição. Uma competição curta de seis jogos e começar ganhando te dá uma vantagem muito grande pois, como são poucas equipes, quando você vence soma 3 pontos e faz com um dos seus adversários diretos não pontue. Além disso, é muito importante botar vantagem. Sabemos que com 11 pontos a gente matematicamente se classifica para a semifinal e com 10 ficamos muito próximos. Então, estamos pensando em buscar o mais rápido possível esses pontos, ganhando os jogos em casa, fazendo a diferença aqui no Rio de janeiro, nos impondo e buscando o jogo desde o início. É fundamental conquistar um bom resultado nesse primeiro jogo para ganhar uma confiança a mais nos seguintes.

ALTO APROVEITAMENTO DE JOVENS NO PROFISSIONAL

- É importante ressaltar que esse ano a gente está jogando o Brasileiro com uma equipe mais jovem. Além disso, no meio do processo, muitos jogadores da nossa equipe estão servindo o futebol profissional, o que é um prazer muito grande para a gente. Afinal, é o objetivo final do que fazemos. Naturalmente, temos que nos superar e buscar alternativas competitivas, buscar soluções em atletas mais jovens e dar confiança a eles. Ano passado conseguimos, no final do Brasileiro, entregar 8 jogadores ao profissional e esse ano a gente ainda está no ínício da segunda fase e já temos 5 ou 6 jogadores constantemente utilizados pelo Jair. Temos recebido ótimas condições de trabalho e esperamos conseguir classificar para a semifinal da competição.

MOMENTO ESPECIAL E APOIO DA TORCIDA
 
- O Botafogo vive um momento muito especial como um todo. O futebol profissional irradia isso para as categorias de base. Ano passado foi fundamental a participação do torcedor na nossa conquista no Sub-20. O torcedor do Botafogo compareceu, apoiou e hoje temos diversos atletas no time de cima. Espero que eles tenham a oportunidade de vir ver esses jogadores. A torcida vai gostar de ver os talentos, atletas com capacidade técnica, de velocidade, uma equipe que joga buscando o gol o tempo. O apoio do torcedor vai ser muito importante para alcançarmos o nosso objetivo de chegar na semifinal, na final e, quem sabe, conquistar o bicampeonato do torneio.

CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA NA BOTAFOGO TV:

Fabio de Paula