notícia

Foco total

Com estreia no Brasileiro e semi do carioca, Barroca analisa momento importante do Sub-20
Atualizado em 25-06-2017, 14:35

Atual campeão carioca e brasileiro, a equipe Sub-20 do Botafogo entra um momento de suma importância na temporada 2017. Buscando defender os dois títulos conquistados no ano passado, o Glorioso estreará no Brasileirão contra o Sport, quarta-feira (28/06), no Nilton Santos e terá um embate contra o Vasco, no início de Julho, pela semifinal do Estadual.

Pensando em fazer um bom papel nas duas frentes, o técnico Eduardo Barroca falou sobre momento decisivo que se aproxima e espera ter o elenco mais forte possível para alcançar os resultados desejados.   

- A gente vai entrar em um momento onde vamos acumular jogos importantes. Na primeira fase do Campeonato Brasileiro serão quatro jogos importantes e na semifinal do campeonato estadual também. Esperamos conseguir ter um equilibrio de atuações, estar com os jogadores nas melhores condições e ter a oportunidade de contar com os atletas que estão no profissional, que não forem utilizados, para assim termos uma boa performance e defender os dois titulos. Estaremos defendendo os dois títulos (Brasileiro e Carioca), então a responsabilidade é muito grande. - descreveu.

O primeiro compromisso da sequência decisiva alvinegra será o Sport-PE, na quarta-feira (28/06), às 15h, no Estádio Nilton Santos, na estreia do Brasileirão Sub-20. Barroca comentou sobre a estreia no torneio e sobre o nível do Grupo A, que ainda conta com santos, Inetrnacional e Chapecoense.

- O Campeonato Brasileiro é muito difícil, não dá para escolher grupo porque todos os jogos são difíceis. O Sport, que é contra quem vamos estrear, possui uma geração que foi vice-campeã da Copa do Brasil Sub-17 e semifinalista da Copa do Brasil Sub-20 no ano passado, é um clube que tem uma boa estrutura e jogadores no profissional, assim como a gente. - avaliou o treinador.

No Carioca, o duelo será contra o Vasco, em São Janúário, nos dias 8 ou 9 de Julho. Valendo uma vaga na decisão do Estadual, o Glorioso enfrentará o rival sem a vantagem do empate. Confiante em uma bom desempenho, Barroca fez uma avaliação geral do ano alvinegro e mostrou confiança na reestruturação da base do time para uma boa apresentação alvinegra.

- Començamos um novo período na Copa RS, onde fomos finalistas, perdendo no pênaltis. Depois começamos uma Copa São Saulo, onde fizemos uma das melhores campanhas da história do clube, terminando em 5º lugar e saindo invicto da competição. Fizemos a melhor campanha da Taça Guanabara e oscilamos muito na Taça Rio. Acho que diante dessa subida de atletas ao profissional, a gente sentiu um pouco, mas conseguimos a classificação para as semifinais, então esperamos nesse momento de jogos importantes, que a gente tenha a possibilidade de crescer novamente, conseguindo bons resultados. Será muito dificil jogar contra o Vasco sem a vantagem do empate e na casa deles, mas acreditamos muito que com o nosso jogo e com a nossa coletividade a gente consiga chegar a mais uma final na categoria, o que seria muito importante. - validou.

Feliz com a grande utilização de jovens oriundos da base no futebol profissional, que é o objetivo principal das categorias de formação, Eduardo explicou todo o processo que o time Sub-20 vem passando e mostrou confiança para a sequência do ano.

- Estamos em um processo um pouco diferente, porque no ano passado os jogadores passaram a maior parte do tempo conosco e só subiram no fim do ano. Esse ano o futebol profissional está utilizando bastante os nossos jogadores, a gente tem Igor Cássio, Fernando, Wenderson, Victor Lindenberg, Matheus Fernandes, o goleiro Diego, todos já com bastante tempo de serviço prestados ao time profssional, então a gente está tendo que montar uma nova base. Já tinhamos perdido 8 atletas no ano passado e esse ano mais alguns, mas isso é gratificante e valida o trabalho feito aqui. Tenho muita confiança que vamos restruturar tudo e ter um bom rendimento. - finalizou Barroca.

Fabio de Paula