notícia

Copa internacional Ipiranga Sub-20

Botafogo integra grupo D da competição e estreia, domingo, contra o Atl. Rafaela-ARG
Atualizado em 01-12-2016, 21:20

Os campeões brasileiros estão de volta! Após um período de descanso merecido, a equipe Sub-20 do Glorioso está em fase final de preparação rumo a um novo desafio. Trata-se da Copa Internacional Ipiranga Sub-20, que começa neste final de semana. Integrando o grupo D, o Alvinegro estreia contra o Atlético Rafaela (ARG), no domingo (04/12), às 15h30, no Estádio do Vale.

Tradicional, o torneio organizado pela federação gaúcha de futebol, que antes era considerado o Campeonato Brasileiro da categoria, foi remodelado e nessa nova configuração, além dos grandes clubes do cenário nacional também conta com equipes sul-americanas, fato que eleva o nível de dificuldade da competição. 

- É uma competição muito forte e de característica um pouco diferente, com jogos dia sim, dia não. Então, o processo de performance e de concentração precisa estar muito elevado. A gente vai estrear contra uma equipe de fora do país, na qual temos poucas informações, portanto esperamos encontrar muita dificuldade, mas a gente aposta em todo o processo de formação do Botafogo e na sequência do nosso trabalho, temos muita confiança em fazer uma boa competição. O torneio é divido em momentos e o nosso primeiro momento é de pensar em estrear bem para em um segundo momento conseguir ir para a segunda fase, para depois pensar em coisas maiores. - disse o treinador do Sub-20 alvinegro, Eduardo Barroca.

Com o sucesso da equipe durante o ano de 2016, sendo campeã carioca e brasileira, era natural que boa parte do jovens subissem para a equipe profissional do Glorioso, ao todo 7 atletas que disputaram o jogo final contra o Corinthians foram incorporados ao time de cima. Barroca se mostrou contente por atingir o objetivo principal das categorias de formação e explica que agora é hora de iniciar um novo ciclo.

- O nosso grande objetivo é conseguir colocar o maior número de jogadores no futebol profissional. Felizmente, dos 11 jogadores que começaram o jogo da final do Brasileiro, apenas 3 deles estão aqui. Todos os outros subiram ao profissional, então obviamente, nós estamos começando um novo ciclo com um novo grupo de atletas mais jovens, mas que a gente tem muita confiança que possam dar o resultado esperado. - afirmou.

Além do Alvinegro e do Atlético Rafaela, da Argentina, o grupo D da Copa Ipiranga também terá o Atlético-MG, o Vitória-BA e o São Paulo. Os dois primeiros colocados da chave avançam para a segunda fase. A única partida do Botafogo com transmissão de Tv será contra o São Paulo, no dia 08/12.

Confira o calendário do Botafogo na 1ª fase da Copa Ipiranga:

04/12 – 15h30 – Atlético Rafaela (ARG) x Botafogo - Sem transmissão
06/12 – 17h30 – Botafogo x Atlético-MG - Sem transmissão
08/12 – 19h – São Paulo x Botafogo – SporTV
10/12 – 15h30 – Botafogo x Vitória-BA - Sem transmissão

Fabio de Paula