notícia

Nota Oficial

Botafogo explica reestruturação do Centro de Memória do clube
Atualizado em 03-02-2016, 20:02

O Botafogo de Futebol e Regatas se solidariza com a indignação externada em recente vídeo veiculado nas redes sociais, por meio do qual podem ser vistos vários troféus amontoados e em estado de deterioração.

Não foi por outra razão que a atual Administração convocou os préstimos do Benemérito Luiz Felipe Carneiro de Miranda e vem dando todo o apoio e suporte possível para a reestruturação do Centro de Memória do Botafogo.

O Benemérito, além de formado em Direito, possui Licenciatura Plena em História e foi responsável pela organização da primeira Sala de Troféus na nossa antiga sede do Morisco-Pasteur, em 1978.

No sábado, dia 30/01/16, no Estádio Nilton Santos, foram abertas caixas contendo os troféus, a fim de que fossem avaliados e selecionados para início dos trabalhos de restauração, e para que, posteriormente, pudessem ser acondicionados numa sala restrita do nosso Estádio, até o momento de trazê-los de volta a General Severiano.

Dentre as muitas atividades que estão sendo desenvolvidas, destacamos:

1- Resgate, Recuperação e Limpeza geral dos troféus (incluídos os que se encontravam no Estádio Nilton Santos);

2- Reestruturação física do Centro de Memória, com a retomada da concepção histórica que o originou, promovendo a rearrumação da exibição dos troféus, de acordo com critérios museológicos e históricos;

3- Criação da Galeria de fotos dos Campeões Mundiais pelo Botafogo e das fotos de Carvalho Leite e Heleno de Freitas;

4- Criação da Reserva Técnica, em sala da nossa histórica sede colonial;

5- Implantação de nova iluminação com lâmpadas de LED e especiais, e PAR 20, para lançar foco na Galeria dos Presidentes, dos Campeões do Mundo, de Carvalho Leite e Heleno de Freitas (com compromisso de doação do próprio Benemérito Luiz Felipe e dos Beneméritos, Fernando Mesquita e Luiz Octavio Vieira).

A situação de desrespeito com os símbolos da história do Botafogo é reflexo do acúmulo do descaso de gestões anteriores e ainda demandará um tempo para sua total revitalização.

Feitos estes esclarecimentos, aproveitamos para convocar todos os Botafoguenses para que participem e contribuam com este trabalho de imensurável importância. Para facilitar o contato e a participação, o Benemérito Luiz Felipe criou o facebook BOTAFOGO MEMÓRIA.

Botafogo de Futebol e Regatas