notícia

Passo a passo

Sassá é operado com sucesso e já inicia recuperação com profissionais alvinegros
Atualizado em 17-11-2015, 18:42

A temporada 2015 foi de muitos gols de Sassá com a camisa do Botafogo, mas infelizmente acabou mais cedo que o esperado. O atacante sofreu lesões do ligamento cruzado e do menisco do joelho esquerdo, o que o fez parar pela necessidade de uma cirurgia. Sassá foi operado na última sexta-feira(13/11) pelo Dr. Luiz Fernando Medeiros, Coordenador do Departamento Médico do Botafogo, e já iniciou sua recuperação no Estádio Nilton Santos com os gabaritados profissionais do clube.

- O Sassá sofreu uma lesão do ligamento cruzado e do menisco lateral do joelho esquerdo. Com isso foi necessário fazer uma ressecção parcial da parte lesionada, além de um enxerto para reconstruir o ligamento cruzado. Isso é feito com a retirada dos tendões flexores do joelho. É um procedimento que, embora complexo, tem um resultado muito bom quando bem executado. Permite que o jogador retome suas atividades esportivas sem restrições - esclareceu o Dr. Luiz Fernando Medeiros, responsável pela operação de Sassá e que acompanhará de perto a evolução do atleta revelado pelo Botafogo.

Botafogo x Bahia
Sassá lesionou o joelho na vitória por 1 a 0 sobre o Bahia no Estádio Nilton Santos. (Foto: Vítor Silva/SSPress)

Sassá já iniciou o processo de recuperação da cirurgia no Estádio Nilton Santos. O atacante se apresentou na manhã desta terça-feira para dar início ao período de tratamento em dois períodos com a fisioterapia alvinegra. Tranquilo, o atacante comentou o momento da sua carreira e demonstrou confiança por uma boa recuperação.

- Estava vivendo um momento muito importante na minha carreira, fazendo gols, e infelizmente aconteceu essa lesão. Mas está nas mãos de Deus e ele sabe de todas as coisas. Agora é focar na recuperação para que tudo ocorra bem. O Dr. Luiz Fernando falou que a cirurgia foi muito boa. Eu estou sentindo menos dores, com o joelho menos inchado, e acredito que logo estarei de volta para dar alegria ao torcedor - disse Sassá, sob os cuidados do fisioterapeuta Guilherme Bianchi.

Botafogo x Parana 
Sassá vivia fase goleadora nessa temporada e inicia recuperação para se reeguer em 2016 (Vìtor Silva/SSPress) 

Entenda o processo de recuperação:


Finalizada a cirurgia, Sassá passará por um processo de recuperação divido em etapas e acompanhado de perto pela comissão técnica. Coordenador da Fisioterapia do Botafogo, Flavio Meirelles fala em três etapas para a recuperação total de Sassá, o que poderá variar dependendo da resposta do atleta aos tratamentos. O profissional tratará do atacante ao lado dos fisioterapeutas Fabio Azevedo e Guilherme Bianchi

- O Sassá trabalhará em dois períodos de tratamento por dia e nessa fase inicial vamos dar ênfase ao ganho do arco de movimento, manutenção da força na perna operada e do derrame articular.
Devido à cirurgia o joelho, como defesa, produz muito líquido e a primeira abordagem é cuidar desse edema intra-articular - explicou Flavio Meirelles, que também falou das fases seguintes de recuperação.

- Mais a frente, acredito que em dois meses, enfatizaremos mais a parte de força já sem o edema e com o arco completo. Intercalando essa fase com a última e já com a massa muscular reestabelecida, vamos evoluir para a propriocepção e condicionamento físico. Ele começará a correr, saltar, variar os momentos, alternando ritmos e direções, exclusivamente voltado para o gesto esportivo q executará em campo. Claro que as fases se interligam e a evolução vai depender da resposta do atleta. Acredito numa boa evolução do Sassá, é um cara muito forte e dedicado. Não teremos dificuldades com ele - encerrou o Coordenador da Fisioterapia alvinegra.

Marcos Silva