notícia

Esclarecimento

Antonio Lopes fala sobre a saída de René Simões e traça planejamento
Atualizado em 15-07-2015, 17:55

Com a saída do treinador René Simões, desligado do clube nesta quarta-feira, o Botafogo está em busca de um novo caminho para voltar à elite do futebol nacional. Líder da Série B, o Alvinegro enfrentará o Náutico, sábado, no Estádio Nilton Santos, sob o comando de Jair Ventura, auxiliar permanente e funcionário do clube.

René Simões esteve no Estádio Nilton Santos e se despediu do elenco ao lado dos seus auxiliares Chico Santos e Alfredo Montesso. Após a atividade desta quarta-feira, o Gerente de Futebol Antonio Lopes concedeu entrevista coletiva e falou sobre a saída do treinador vice-campeão carioca pelo clube. Confira os principais trechos:

SAÍDA DE RENÉ SIMÕES

- É o que acontece no futebol... Foram os resultados. A equipe não vinha bem nos últimos jogos e ele foi demitido por conta disso. Ele fez uma boa campanha no campeonato estadual e no início da Série B, mas isso acontece. Quando eu era treinador também funcionava assim, até quando ganhava títulos. Já passei por isso também e acho que faz parte do futebol.

AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE RENÉ

- O René e a comissão técnica que dirigiam o nosso time sabem trabalhar. Analisávamos tudo sempre e trabalhamos dentro daquilo que deveria ser feito. Era um trabalho em equipe.

NOVO TREINADOR

- Não tem prazo. Eu já recebi mais de 1.500 mensagens com indicações de treinadores empregados e desempregados. Vamos analisar para achar um dentro do perfil que a gente quer. Não vamos antecipar para não errar no nome. Não colocamos prazos, o mais importante é ter calma para não errar.

PERFIL PROCURADO PELA DIRETORIA

- Esperamos um treinador com perfil bastante competente, com um bom currículo e de personalidade. É isso que a gente quer.

VERBA DISPONÍVEL

- Tenho a impressão que os atuais treinadores sabem que o futebol não é mais como antigamente, quando se ganhava muito. Costumam aceitar salários mais modestos e acho que o Botafogo pode pagar.

REPOSIÇÕES NO ELENCO

- Nós estamos tentando a reposição. Temos o problema do volante e do atacante de área que precisamos contratar. Não pode ser de uma hora para outra e estamos analisando jogadores que tem chegado ao nosso conhecimento. Nosso setor de inteligência também está analisando com calma para não se precipitar.

A VISÃO DE ANTONIO LOPES

- É a cultura do futebol brasileiro, que está acostumado com isso. Fui treinador por mais de trinta anos e sempre aconteceu isso. Futebol é resultado para todo mundo, principalmente para o treinador. Os jogadores tem conhecimento disso. A maioria está no futebol desde cedo e já sabem como funciona. Todos lamentaram a saída dele, mas entenderam que isso faz parte.

TORCIDA NÃO INFLUENCIOU NA DECISÃO

- Foi uma decisão da direção e o presidente comunicou ao René. Não levaram em conta o problema com as vaias da torcida. Volto a repetir que a decisão foi tomada por conta dos últimos resultados.

JAIR VENTURA COMANDA A EQUIPE CONTRA O NÁUTICO

- O Jair foi designado para dirigir a equipe até a chegada de outro treinador. Vamos ver o desempenho dele, quem sabe possa continuar. Por enquanto ele é o responsável pela direção da equipe.

Marcos Silva