notícia

Não ao trabalho infantil

Botafogo apoia campanha promovida pelo MPT-RJ
Atualizado em 03-06-2015, 15h30

O Botafogo de Futebol e Regatas apoia a campanha “Não ao Trabalho Infantil e Sim à Educação de Qualidade” promovida pelo Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ). Antes da partida desta sexta-feira, entre Botafogo e Mogi Mirim, no Estádio Nilton Santos, os jogadores alvinegros entrarão em campo com uma faixa contendo uma mensagem em prol da luta contra o trabalho infantil.

Além da faixa, dois vídeos integram a mobilização nacional encabeçada pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), para o Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho.

Os vídeos mostram os prejuízos do trabalho precoce para crianças e adolescentes, além de orientações sobre como a sociedade pode denunciar essa prática irregular. Nas peças, estreladas pelos atores Wagner Moura e Priscila Camargo, eles mobilizam a população a contribuir para a erradicação do trabalho infantil no Brasil. “Só conseguiremos erradicar essa prática com a articulação de todas as instituições envolvidas com o tema e o apoio da sociedade”, destacou a procuradora do trabalho no Rio de Janeiro, Sueli Bessa

O Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, comemorado em 12 de junho, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho. O objetivo da data é promover a sensibilização com relação ao tema e o engajamento de todos os segmentos da sociedade na luta contra o trabalho infantil. No Brasil, a Lei nº 11.542/ 2007 institui o Dia Nacional de combate a essa conduta.

No Brasil, a Constituição Federal proíbe a realização de qualquer tipo de trabalho por menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos. Também é vedada a realização de trabalho doméstico, noturno, perigoso ou insalubre a menores de 18 anos.

Confira abaixo a mensagem do ator Wagner Moura!

Confira abaixo o vídeo estrelado por Priscila Camargo!


Assessoria de Imprensa