notícia

Brasileirão Sub-20

Fogão estreia quarta, às 15h, contra o Palmeiras, no Nilton Santos com portões abertos
Atualizado em 01-06-2015, 22:55

Tem novidade no calendário de competições de base no Brasil, trata-se do novo Campeonato Brasileiro Sub-20. Lançado pela CBF, o torneio inicia já nessa quarta-feira para o Sub-20 do Glorioso, que enfrentará na sua estreia o Palmeiras, às 15h, no Estádio Nilton Santos com portões abertos ao público.

Essa será a primeira edição do Brasileirão Sub-20 com esse formato apresentado pela CBF, as outras aconteciam no Rio Grande do Sul, em uma iniciativa da federação gaúcha. Diferente do que acontecia no antigo campeonato, agora as partidas não acontecem apenas em uma única cidade sede, 20 equipes dividas em 4 grupos jogam dentro e fora de casa em um único turno, visando uma das duas vagas para a fase seguinte do torneio.

Além do Palmeiras (seu adversário na estreia), o Alvinegro integra o grupo C juntamente com Goiás, Ceará e Cruzeiro. O comandante da equipe Sub-20 alvinegra Mauricio Ferreira, ciente do alto nível comum nessa competição, comentou sobre as dificuldades a serem ultrapassadas e pontuou os conceitos necessários para alcançar um papel de destaque no campeonato.  

- É um grupo bastante difícil, sabemos que não vamos ter moleza, aliás acho que em nenhum grupo terá moleza. São equipes fortes, que investem na base, a gente pesquisou e sabemos que eles caminham muito bem nos campeonatos, então independentemente dos adversários, o que temos que fazer é colocar em prática o que a gente vem fazendo aqui no Rio, onde nós temos resultados expressivos e apresentações maravilhosas. O mais importante é estarmos focados no que a gente quer apresentar como modelo de jogo e colocar em prática o que vem sendo treinado. Assim como a gente vê dificuldades nos adversários, eles também verão na gente. - afirmou.

É nítida a importância e o tamanho grandioso que o Campeonato Brasileiro possui para o futebol, um dos campeonatos mais disputados do mundo, há muito tempo merecia uma versão Sub-20, para que os atletas que já estão na porta para se tornar profissionais tenham a oportunidade de irem se habituando com a rotina de grandes jogos e longas viagens.

- É uma competição especial. Primeiro pela forma de disputa, segundo por ser o primeiro campeonato de juniores com esse novo formato, terceiro por estar envolvendo as grandes potências do futebol de base nacional e talvez, não nessa ordem de valores, em quarto porque vai agregar demais no processo de formação final desses garotos, pois poder viajar, concentrar, jogar e voltar pra casa, é mais ou menos como uma rotina profissional. - explicou o treinador.

Botafogo x Flamengo Sub 20
Maurício Ferreira, comandante da equipe Sub-20 do Botafogo, confia na força do conjunto alvinegro.

Para Mauricio Ferreira conseguir bons resultados em uma competição desse nível demanda muito mais do que um trabalho dentro de campo, segundo ele o poder do grupo como um todo é um fator preponderante. Mesmo com algumas baixas, o treinador confia na força e na união de todos como um pilar de sustentação para o sucesso.

- A equipe está pronta e definida. Tivemos alguns com problemas de lesões durante a preparação e tivemos alguns atletas que subiram para o profissional, o que é gratificante porque pra mim a maior conquista que a base pode ter é ceder atletas ao profissional. Eu confio demais no nosso grupo de trabalho. Nós temos uma comissão técnica unida, que trabalha demais e que me deixa muito a vontade na hora de decidir. Acho que a gente tem tudo para fazer bons jogos, espero que eles usufruam o máximo possível dessa competição, porque é uma oportunidade única no processo de formação deles. - acredita Mauricio.

Iniciando a caminhando rumo a umas das concorridas vagas para a fase seguinte, o Glorioso vai encarar uma equipe tradicional e o técnico alvinegro admite conhecer bem o rival.

- Vamos pegar o Palmeiras agora na estreia, que acabou de ganhar um clássico contra o Corinthians com uma equipe muito rápida e bem distribuída. o treinador já esteve aqui no Rio, trabalhando no Fluminense, então a gente conhece bem, sabemos que é um time bem organizado. - analisou.

Para combater a equipe do Palmeiras, o Botafogo espera contar com uma arma especial, que vem se tornando uma característica dos jogos da base alvinegra, a presença da torcida. Mais uma vez o clube irá abrir os portões do Nilton Santos e Mauricio acredita que o torcedor pode fazer a diferença, porém o treinador prega cautela com os meninos, além disso ele afirmou que o estilo de jogo dentro e fora de casa será o mesmo, a missão é impor o ritmo de jogo.  

- Jogar em casa com o apoio da torcida motiva ainda mais, mas a gente tem que entender que isso também é algo novo para eles. Apesar de termos feito uma Taça Guanabara com partidas preliminares onde no final dos jogos, principalmente nos clássicos, a torcida estava nos apoiando, ainda sim é algo novo. A gente não vai mudar muito a nossa estratégia para jogar em casa ou fora, temos que impor nosso ritmo de jogo, com controle e posse de bola, independentemente do adversário ou do local. - encerrou o comandante alvinegro.

Informações:


Partida: Botafogo x Palmeiras - 1ª rodada - Campeonato Brasileiro Sub-20
Horário: 15h
Local: Estádio Nilton Santos
Ingresso: Grátis
Entrada: Setor Oeste Inferior

Confira as partidas do Glorioso na primeira fase:

03/06 - Botafogo x Palmeiras - Nilton Santos
10/06 - Goiás x Botafogo - Hailé Pinheiro/GO
15/06 - Botafogo x Ceará - Nilton Santos
25/06 - Cruzeiro x Botafogo - Arena do Jacaré/MG
08/07 - Folga

Fabio de Paula