notícia

O campeão voltou

Botafogo reativa parceria vitoriosa com a Casa de España no Futsal
Atualizado em 15-04-2015, 12:34

A parceria construída em 2010 entre Botafogo e Casa de España no futsal pode ser resumida em quatro anos de novos talentos e muitos títulos. Após um fim de 2014 duro para o Glorioso, a união foi retomada em evento na noite de segunda-feira(13/04), no auditório do clube espanhol, no Humaitá. Estiveram presentes o Diretor da Base Manoel Renha, o Gerente Geral Eduardo Freeland e o volante Fernandes, oriundo do futsal e um dos talentos do time principal do Botafogo.

Por parte da Casa de España, o Diretor Marcelo Dominguez, e o Coordenador Roberto Pontes, os treinadores Felipe Abdalla e Bruno Castanha, além dos jogadores das divisões de base, compareceram no evento.

A primeira parceria entre os dois times começou em 2010 e foi um sucesso dentro e fora de quadra. Ao todo foram mais de 20 títulos, sendo três Taças Brasil (Sub15, 17 e 20), além de inúmeros campeonatos estaduais.

Mas o foco não é apenas títulos. Aliás, o objetivo da nova parceria é revelar jogadores para as divisões de base alvinegra. Manoel Renha, Diretor da Base do Botafogo, elogiou o acordo e acredita no sucesso.

- Entendemos que a parceria é extremamente benéfica para os dois clubes, tanto para o Botafogo quanto para a Casa de España, e retornamos a parceria. Vamos dar todo o suporte possível para que a parceria tenha o mesmo sucesso de outrora - disse o dirigente alvinegro.

Manoel Renha também falou sobre a dinâmica do projeto e como a parceria de fato tratá novos talentos para o Botafogo.

- A ideia é que as categorias de base do futsal fique sobre a coordenação da Casa de España e seja integrada com nosso Departamento de Futebol da base. Todo atleta que for para o campo vindo da Casa de España terá um tratamento especial quando for ser avaliado. A ideia é estar sempre bem próximo e trocando informações - explicou Renha.

Atualmente cinco jogadores da base do Botafogo já passaram pelo futsal da Casa de España. Wenderson e Ezequiel atuam no Sub-17, enquanto Flavinho, Luquinhas e Mauro, no Sub-20. Além deles, o treinador Maurício Souza, do Sub20, foi o comandante de várias categorias do futsal do clube do Humaitá e acumulou conquistas.

Talento do time principal, volante Fernandes começou no futsal

Um dos jovens mais elogiados pelo treinador René Simões, Fernandes se firmou no profissional. Formado no Glorioso, o jogador técnico começou sua carreira no futsal e destacou a importância do aprendizado das quadras para o campo.

- O futsal me ajudou bastante na técnica, ganhei bastantes títulos, é a base pra quem quer ir para o campo. É importante em vários aspectos - frisou o meia.

Botafogo retoma parceria com a Cadsa de Espana
Fernandes prestigiou a retomada da parceria no futsal (Foto: Leo Borges/ASSESSORIA NA JOGADA)

Assediado pelos mais jovens, Fernandes é exemplo para a garotada que inicia a caminhada no futsal. Um orgulho e tanto para o jogador que está colhendo no profissional o que plantou na base.
 
- É bacana essa experiência da garota me ter como exemplo, ainda mais eu que estou começando agora e já passei por isso. Quando tive o convite pra vir não pensei duas vezes porque sei da importância. Foi muito gratificante estar aqui. Essa parceria é bastante importante e tem tudo para dar certo - elogiou Fernandes.

Casa de España comemora acordo com alvinegro

A continuidade da parceria também foi comemorada pela Casa da España. Após passar por dificuldades no ano passado, o clube não parou e celebra a retomada do trabalho com o Glorioso.
 
- O clube passou e ainda passa por dificuldades financeiras. Estamos correndo atrás de patrocínio e hoje é importante essa parceria, um time de camisa, de massa, e pra eles é importante porque podemos revelar muitos jogadores para o campo. Nossa comissão técnica é muito competente e acredito que faremos um grande trabalho – comentou Marcelo Dominguez, Diretor de Esportes.

Para captar novos talentos, os diretores do Botafogo e Casa de España se reuniram para traçar um planejamento, passando prioritariamente pela formação de atletas e não apenas por conquistas e resultados.

- Os clubes estão priorizando conquistar títulos e não em formar atletas, estão queimando etapas. Não importa pra gente ganhar títulos, temos um planejamento, metodologia, para achar novos talentos. O Botafogo precisa formar atletas, e nós vamos captar. O pensamento deles é o mesmo que o nosso e por isso a parceria tem tudo pra dar certo – concluiu Roberto Pontes, Coordenador de Futsal do clube espanhol.

Confira a galeria de fotos do evento na Casa de España nas imagens de LEO BORGES/ASSESSORIA NA JOGADA!


Assessoria de Imprensa